Cidadeverde.com

Com gol brasileiro, Sevilla bate Inter de Milão e fatura Liga Europa pela 6ª vez

Imprimir

Foto: Alex Grimm/UEFA/DiaEsportivo/Folhapress

O Sevilla confirmou nesta sexta-feira sua soberania na Liga Europa. Em sua sexta final, levantou mais uma vez o troféu, ao derrotar a Inter de Milão, de virada, por 3 a 2, em jogo disputado na cidade alemã de Colônia. O time espanhol chegou ao hexacampeonato graças ao gol do zagueiro brasileiro Diego Carlos, que anotou uma bela bicicleta no segundo tempo.

A movimentada final também teve como destaque o holandês Luuk de Jong, autor dos outros dois gols da equipe espanhola. Lukaku e Godín balançaram as redes pela Inter. A final foi marcada por tempos distintos. O primeiro, disputado em ritmo acelerado, contou com quatro gols. O segundo tempo, mais cadenciado, teve apenas um. Curiosamente, quatro dos cinco gols da partida saíram de lances de bola parada.

O triunfo levou o Sevilla ao hexacampeonato do torneio que está abaixo somente da Liga dos Campeões na Europa. A equipe espanhola já havia levantado o troféu da Liga Europa (antiga Copa da Uefa) nas temporadas 2005-06, 2006-07, 2013-14, 2014-15 e 2015-16.

O JOGO - Inter e Sevilla não decepcionaram no primeiro tempo da decisão. Os dois times fizeram um duelo movimentado, com boas chances para ambos os lados e quatro gols. Logo aos dois minutos, a Inter de Milão abriu o placar em uma jogada típica do seu futebol atual. Na base da velocidade, iniciou contra-ataque, que alcançou rapidamente Lukaku. O belga ganhou a disputa com o marcador na corrida, entrou na área e foi derrubado: pênalti.

Ele mesmo cobrou e mandou no canto direito e rasteiro do goleiro Bounou. Foi o sétimo gol de Lukaku na Liga Europa, atrás apenas de Bruno Fernandes (8), do Manchester United, na artilharia.

O Sevilla não se abalou com o gol precoce e foi para cima. Aos 11, Navas cruzou da direita e De Jong se antecipou à marcação para cabecear firme, sem dar chances ao goleiro Handanovic. Aos poucos, o time espanhol passou a se impor em jogo e exibia ligeira superioridade. Tinha maior posse de bola, criava mais e também assustava mais no ataque. Do outro lado, a Inter aguardava o momento certo para partir em contra-ataque.

O maior volume de jogo do Sevilla trouxe consequências aos 32. Banega cobrou falta na área e mais uma vez De Jong cavou seu espaço na área, mais distante dos marcadores, e cabeceou para as redes, encobrindo Handanovic.

A Inter respondeu apenas três minutos depois e também em lance de bola parada. Aos 35, após cobrança de falta na área, Godín escorou de cabeça para empatar. O Sevilla quase deu o troco ainda no primeiro tempo. Aos 46, Ocampos cabeceou com perigo e a bola chegou a pegar no travessão.

O segundo tempo em Colônia foi de menos emoções. Os dois times passaram a adotar postura mais cautelosa, concentrando o jogo no meio-campo. E o Sevilla, com um setor mais reforçado, passou a controlar a partida. A Inter atuava mais recuada, sentindo falta de um armador, apesar de ter Christian Eriksen no banco de reservas. Lautaro Martínez, que também cumpre esse papel, estava em dia apagado.

Mas o jogo seguia interessante porque a Inter continua perigosa nos contra-ataques. Na melhor chance na etapa final, Lukaku disparou em velocidade aos 19, entrou na área contendo dois marcadores e finalizou em cima do goleiro.

O Sevilla, mais paciente, era mais lento para buscar suas chances. Mas era mais efetivo. Aos 29, chegou ao terceiro gol e à virada em mais um lance de bola parada. Após cobrança de falta na área, o zagueiro brasileiro Diego Carlos acertou uma inesperada bicicleta e surpreendeu a zaga e o goleiro da Inter.

Foi somente quando levou o terceiro gol que o técnico da Inter, Antonio Conte, resolveu fazer mudanças. Colocou em campo de uma só vez Eriksen e Alexis Sánchez, substituto de Lautaro. Reforçando o setor ofensivo, a equipe de Milão até esboçou certa pressão na reta final da partida, mas não tinha a mesma consistência dos rivais espanhóis.

Mais sólido em todos os setores, o time comandado pelo técnico Julen Lopetegui soube administrar a pequena vantagem no placar, sem sofrer maiores sustos nos minutos finais da decisão.

Por Felipe Rosa Mendes
Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais