Cidadeverde.com

Pressionado, Flamengo faz clássico diante do Botafogo

Imprimir

O Flamengo vive um momento de instabilidade após um período recheado de títulos e vitórias. Parte da apreensão da torcida passa pelo rendimento da dupla formada por Gabigol e Bruno Henrique, que terão nova oportunidade para desencantar, neste domingo (23), às 11h, no Maracanã, contra o Botafogo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

No empate por 1 a 1 contra o Grêmio, quarta-feira passada (19), Gabriel marcou de pênalti e encerrou um jejum de sete jogos sem marcar. Mas, se não tem faltado luta para a dupla, o bom futebol também anda meio sumido, assim como para boa parte do grupo. 

Donos de 78 dos 135 gols do Fla em 2019, os parceiros ainda buscam retomar a velha forma para reconduzir os rubro-negros às vitórias e vivem um inédito período de turbulência desde que desembarcaram no Rubro-negro.

As razões para a queda são muitas, passando pela troca de comando, o longo período de inatividade e a falta de ritmo de jogo, mas alguns números após a volta dos jogos, ainda sob o comando de Jorge Jesus, chamam a atenção. 

Antes de desencantar, Gabigol havia marcado pela última vez em 11 de março (ele tem 12 no ano), quando anotou nos 3 a 0 sobre o Barcelona (EQU). O camisa 27, por sua vez, deixou sua marca três vezes após o reinício do Carioca. Ao todo, ele soma oito gols.

Se o artilheiro andou meio de mal com as redes, ele compensou com sobras na hora de servir os companheiros. Desde que a bola voltou a rolar, Gabigol deu nada menos que cinco passes decisivos.

Antes da pausa eram apenas três. Bruno Henrique anda mais tímido neste quesito e serviu três vezes em 2020, sendo uma delas na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba.

"Artilheiros precisam de muita confiança, são jogadores especiais. Quando começam a fazer gols, não param. Todos precisamos de tempo. Não é fácil jogar sem torcida, pandemia, há muitas coisas. Precisamos de mais treinos, precisamos estar melhores fisicamente. É tudo isso. Quando você está melhor em todos os aspectos, tem mais chance de fazer gol", disse o técnico Domènec Torrent.

Com quatro jogos no comando, o espanhol ainda trabalha para fazer com que dois de seus principais nomes se sintam mais confortáveis, mas fato é que não tem havido a mesma conexão entre ambos em campo, embora isto nada tenha a ver com questões pessoais entre eles. 

Na derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO, Bruno jogou aberto lado esquerdo, não dialogou com o companheiro e pouco rendeu. A ideia de Torrent é fazer com que eles voltem a se sentir em ponto de bala.

"Treinamos pouco e jogamos cinco jogos em 15 dias. Os atletas precisam de tempo. Tenho muita confiança nestes jogadores, porque são nossos artilheiros. Estou completamente com segurança de que farão muitos gols", completou o técnico.

Até agora, o Flamengo somou apenas quatro pontos em quatro rodadas. Após perder para Atlético-MG e Atlético-GO no começo, se recuperou ao vencer o Coritiba por 1 a 0 antes do empate com o Grêmio.

Para o clássico, o Flamengo volta a ter problema na lateral direita. João Lucas, o sucessor de Rafinha, sofreu lesão muscular e não poderá enfrentar o Botafogo. O canhoto Renê pode ser improvisado no setor.

Já o Botafogo entrará em campo com moral elevada após o triunfo sobre o Atlético-MG de Jorge Sampaoli por 2 a 0. Antes disso, a equipe dirigida por Paulo Autuori vinha de empates contra Fortaleza e RB Bragantino.

As novidades do Botafogo devem ser a volta dos meio-campistas Honda e Bruno Nazário, que haviam sido preservados contra o Atlético-MG. No comando do ataque, Matheus Babi deve ser o escolhido, com a ida de Pedro Raul para o banco de reservas.

LÉO BURLÁ
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais