Cidadeverde.com

Pesquisa mostra queda nas consultas por síndrome gripal e ocupação de UTI Covid

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O número de casos de síndrome gripal apresenta queda em Teresina. O dado foi revelado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), durante apresentação da 18º etapa da pesquisa sorológica da capital. Apesar da queda, o prefeito afirma que os números ainda são altos e precisam de cuidados. 

As consultas  de síndrome gripal caíram pela metade na capital. “Durante esse processo buscamos mensurar a evolução da doença. O primeiro indicador é quantidade de casos de síndrome gripal. A partir de julho teve uma queda acelerada. Nas últimas três semanas, queda de 4%. Continuamos com a queda significativa de consultas de síndromes gripais. Na semana passada foram cerca de 10 mil pessoas que fizeram consultas. Se compararmos com julho, que foi mais de 20 mil pessoas, caiu pela metade a quantidade de pessoas procurando”, disse.

Ocupação de UTI

A ocupação dos leitos de UTI Covid também apresentou queda. De acordo com a pesquisa, 55,56% dos leitos estão ocupados. Isso corresponde a 185 leitos. A capital possui 148 leitos livres. Nos casos dos leitos não covid, a ocupação é de 237 leitos e 78 livres.

Número de óbitos

O número de óbitos também é outro dado positivo com registro de queda. Do início da doença até agora, Teresina registrou 889 óbitos e agora registra queda. 

“O pico foi 26 de junho, mas na terceira semana de julho terminou sendo fora da curva com 89 mortes. A tendência em julho foi de queda. Agora tem uma queda de 21%. Na última semana foram 42 óbitos. Tendência de queda em torno de 31,91%”, explicou.

Também ocorreu queda no número de óbitos de não residentes. “Houve um pico em 28 de julho com 39 mortes, depois queda e outro pico em agosto. No interno tivemos dois momentos de evolução. A boa noticia é que tem caído. Queda em torno de  26%. Não houve a sobrecarga do interior no final de agosto como era previsto”, disse.

Positivados

A 18ª etapa da pesquisa sorológica revelou que Teresina possui 134. 570 positivados. Isso corresponde a  15.56%. “É importante destacar que ocorreu uma queda drástica no número de subnotificações. A pesquisa mostrou 134.570 positivados. Se temos oficialmente 21.804 confirmados, a notificação é de 6 vezes em comparação aos dados oficiais. Caiu de forma drástica”, afirmou. As pesquisas revelam que 35. 594 já criaram anticorpos contra o novo coronavírus. 

 

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais