Cidadeverde.com

Oeiras intensifica prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero

O município de Oeiras trabalha com a prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero rotineiramente e está programando ações para reforçar a importância do diagnóstico precoce e a busca pelo atendimento básico, que pode garantir à paciente a indicação do câncer ainda no estágio inicial e encaminhar para o tratamento.

A partir de terça-feira, 08, serão iniciados os atendimentos na Unidade de Diagnóstico Móvel, que ficará localizada em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde. As mulheres que precisam do exame devem ser encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pelos agentes comunitários de saúde.

As campanhas são direcionadas a faixas etárias distintas. As mamografias são para mulheres de 50 a 69 anos e para mulheres de 40 a 49 anos, com: histórico familiar de câncer em parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha); ocorrência de câncer de mama antes dos 50 anos de idade; ocorrência de câncer no ovário em qualquer faixa etária; histórico pessoal de câncer de mama; histórico familiar de câncer de mama masculino e mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após 30 anos. Já as citologias são direcionadas para mulheres de 25 a 64 anos.

Para fazer os exames é necessário apresentar cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais