Cidadeverde.com

2ª testagem: conselheiros tutelares testam positivo para coronavírus e são afastados

Imprimir

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com

Teresina possui 25 conselheiros tutelares, sendo que 10 deles testaram positivo para  o novo coronavírus nesta quinta-feira (03).  O Cidadeverde.com apurou que o único Conselho Tutelar sem casos ativos para a Covid-19 foi o localizado na Zona Leste de Teresina; todos os demais tiveram conselheiros positivos para o vírus. Essa é a segunda vez que os conselheiros passam por testagem. A primeira testagem ocorreu em maio. Na época, 10 conselheiros também foram afastados porque tiveram resultado positivo.

Os conselheiros infectados foram afastados das atividades e estão em isolamento social por pelo menos sete dias. Por causa disso, as zonas Sul, Sudeste e Norte estão praticamente descobertos de atendimento uma vez que os conselheiros, a depender do caso, precisam atuar in loco. Mesmo com a pandemia, os conselheiros continuaram com as suas atividades, prestando assistência e, por isso, ficaram mais suscetíveis ao vírus. 

1° Conselho - Zona Norte: 2 conselheiros
2º Conselho - Zona Sudeste: 4 conselheiros e 1 motorista.
3º Conselho - Zona Sul: 2 conselheiros
5º Conselho - Zona Norte: 2 conselheiros

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) informou ao Cidadeverde.com que "realizou através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) a testagem para Covid-19 em todos os servidores dos conselhos tutelares do município".

"A Semcaspi esclarece que os resultados foram entregues individualmente e que os servidores positivados seguirão o protocolo da saúde", diz a nota. 

Questionado sobre chamar os suplentes para ocupar os cargos momentamente vagos, a Semcaspi disse que "os casos que forem notificados serão redistribuídos entre os conselheiros que continuam em atividade".

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais