Cidadeverde.com

Com Unidade de Diagnóstico Móvel, Oeiras reforça prevenção do câncer de mama e colo de útero

Priorizando o diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde organizou um calendário de atividades e está intensificando as ações de prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero em Oeiras. O cronograma de ações obedece as regras e protocolos impostos pela pandemia, garantindo segurança e agilidade na realização dos exames de mamografia e papanicolau.

Durante toda a permanência no espaço da Unidade de Diagnóstico Móvel, as equipes de saúde do município organizam e oferecem todas as condições para assegurar o distanciamento e higienização das mãos das mulheres que fazem parte do público-alvo da ação. A unidade está instalada em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Rodagem de Floriano, e permanecerá no município até o dia 25 de setembro, com atendimento nos turnos manhã e tarde. Cerca de 70 atendimentos estão sendo realizados, por dia.

“O serviço de diagnóstico móvel estará em Oeiras de 08 a 25 de setembro para atender toda a demanda existente, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Estamos engajados, com uma equipe envolvida na organização de todo esse processo, então nos reportamos a todas as mulheres de 50 a 69 anos de idade, que tenham indicação de realizar a mamografia a cada dois anos, como também às mulheres de 40 a 49 anos, que façam parte do grupo de risco ao surgimento do câncer de mama. Essas mulheres podem procurar o equipe de Saúde da Família para que conheçam o cronograma e atendam o dia e o horário do exame para evitar aglomerações”, explica Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

A Semusa informa que o resultado das mamografias estarão disponíveis em oito dias, já resultado dos exames de colo do útero serão entregues em até 30 dias.

Acesso aos exames

As mamografias são para mulheres de 50 a 69 anos e para mulheres de 40 a 49 anos, com: histórico familiar de câncer em parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha); ocorrência de câncer de mama antes dos 50 anos de idade; ocorrência de câncer no ovário em qualquer faixa etária; histórico pessoal de câncer de mama; histórico familiar de câncer de mama masculino e mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após 30 anos. Já as citologias são direcionadas para mulheres de 25 a 64 anos.

As mulheres que precisam do exame devem ser encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pelos agentes comunitários de saúde. Para fazer os exames é necessário apresentar cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais