Cidadeverde.com

Catarata: prevenção é aliada na luta contra a doença

Imprimir

Os olhos são protegidos por lentes naturais. Por isso conseguimos enxergar as formas e cores com clareza. Como um vidro de carro, essa lente acumula sujeira com o passar dos anos e, consequentemente, vai perdendo a visibilidade. O nome desse problema é: catarata

Comum em pessoas acima dos 60 anos, a doença é causada pelo envelhecimento dessa lente natural. A visão opaca é o principal sintoma. Principalmente em ambientes claros, quem sofre de catarata tem dificuldade em perceber as cores e formas com nitidez.

Após os 40 anos, é normal que as pessoas encontrem dificuldade em enxergar de perto. Com a catarata, inicialmente nota-se uma inversão nesse quadro.

Prevenção

Não existe uma fórmula para prevenir a catarata. Alguns hábitos, no entanto, aumentam a predisposição à doença, podendo até acelerar o aparecimento. É o caso dos fumantes e diabéticos, que precisam redobrar os cuidados com a saúde.

Praticar exercícios físicos regularmente e alimentar-se de maneira saudável são atos simples, mas altamente eficazes no combate a essa e muitas outras doenças.

Para evitar o envelhecimento precoce do cristalino, outra dica importante é evitar a exposição ao sol sem proteção. O ideal é utilizar diariamente óculos escuro.

Alerta

A catarata pode provocar cegueira. Entretanto, raramente ela é permanente. A falta de tratamento, no entanto, pode afetar seriamente a capacidade de distinguir formas ou cores

O diagnóstico é simples e pode ser feito em consultório. Por isso é muito importante consultar regularmente um oftalmologista. O profissional conseguirá fazer um diagnóstico e, assim, indicar o melhor tratamento.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais