Cidadeverde.com

Teresina registra 1º dia sem mortes por covid depois de quatro meses

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Ampliada às 19h17

O Piauí confirmou, neste domingo (13), mais seis mortes provocadas pela covid-19. A novidade é a ausência de óbitos em Teresina, o que acontece pela primeira vez em quatro meses. 

Os principais números deste domingo (13/09)
- 06 mortes confirmadas / 1.973 no total
- 142 casos confirmados / 86.538 no total
- Média dos últimos 7 dias: 10 mortes / 608 casos
- UTIs: 194 internados (ocupação de 51,87%)

O relatório sem óbitos em Teresina foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), no início da noite deste domingo (13). Mais tarde, o comitê municipal de enfrentamento ao coronavírus da capital ratificou a informação.   

A última vez que Teresina teve um dia sem óbitos por covid foi em 14 de maio. Na época, a capital contabilizava 26 vítimas do coronavírus e registrava seu terceiro dia seguido sem mortes, segundo números disponíveis no Painel Covid-19 do Governo do Piauí. 

Nas redes sociais, o prefeito Firmino Filho comentou o resultado. "Ainda não podemos comemorar a vitória diante do vírus, muito menos voltar à vida como era antes. Mas sem dúvida, este domingo ficará marcado como um passo importante nesse luta".

Firmino Filho também reforçou o pedido para que a população mantenha as medidas preventivas. "Algumas pessoas ainda não entenderam a estratégia de Teresina no enfrentamento dessa crise. Os avanços são lentos, mas estão sendo firmes. Ainda não vencemos, mas estamos cada vez mais perto disso. A todos, peço um pouco mais de paciência e cuidado redobrado com todos os protocolos de prevenção. Vamos continuar fazendo nossa parte".

Novas mortes

Sem novos óbitos, Teresina continua com 958 vítimas do coronavírus nos números da Sesapi - a prefeitura de Teresina contabiliza 962.

O número de municípios com óbitos cresceu para 168 - Paulistana entrou na lista. 

As seis mortes confirmadas pela Sesapi, neste domingo, foram nos seguintes municípios:

- Barras - 1 (mulher, 79 anos)
Total do município: 53

- Esperantina - 1 (mulher, 44 anos)
Total do município: 27

- Nossa Senhora de Nazaré - 1 (mulher, 91 anos)
Total do município: 4

- Oeiras - 1 (homem, 86 anos)
Total do município: 14

- Paulistana - 1 (mulher, 74 anos)
Total do município: 1

- Picos - 1 (mulher, 83 anos)
Total do município: 59

Os números podem incluir tanto mortes ocorridas neste domingo como de dias anteriores, mas que somente agora tiveram o resultado do exame do coronavírus recebido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Os casos e óbitos de todos os municípios estão na tabela em nosso gráfico diário. 

 

Casos confirmados

Em relação ao boletim da Sesapi do dia anterior, o Cidadeverde.com verificou aumento de casos em 34 municípios, sendo a maioria deles em: 

- Teresina - mais 50 casos
Total do município: 28.332

- Parnaíba - mais 19 casos
Total do município: 6.454

- Altos - mais 14 casos
Total do município: 1.327

- Piripiri - mais 8 casos
Total do município: 2.079

O levantamento do Cidadeverde.com usa dados divulgados pela Sesapi e compara os números mais recentes com os do dia anterior. Por isso, pode haver divergência com os boletins divulgados pelas prefeituras, a depender de quando esses números são contabilizados pelo órgão estadual. 

Situação hospitalar

Houve redução no total de leitos ocupados de 512 para 500, em relação ao dia anterior. No mesmo período, foram somadas 46 altas médicas. 

Estão internados 303 pacientes em leitos clínicos, três em estabilização e 194 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais