Cidadeverde.com

Seca: sem chuva há três meses, mais de 40 cidades do Piauí decretam emergência

Imprimir

Foto: Exército

Embora tenha chegado mais tarde que nos anos anteriores, a seca já começa a levar transtornos para diversas cidades piauienses. Até esta quinta-feira (24), 42 cidades do Piauí já haviam decretado estado de emergência por conta da estiagem (veja lista abaixo). Segundo o Monitor das Secas, da Agência Nacional da Águas (ANA), a situação é mais grave no extremo Sul do estado. Os dados apresentados pelo Monitor são considerados essenciais para os municípios pedirem socorro aos governos estadual e federal.

“O critério usado é o Monitor da Seca, que este ano apagou mais a região de seca grave e veio ficar mais crítico agora em setembro. Tem época que em julho a situação já está crítica. Choveu mais e por isso a seca demorou mais a ficar mais severa”, explica o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela.

Segundo o Monitor das Secas, O Piauí praticamente não registrou chuvas no mês de agosto, bem como no último trimestre. “Como consequência, houve uma expansão da seca fraca (S0) para o centro e oeste do estado. Não houve modificação nas áreas de seca moderada (S1) e grave (S2) no sul do estado. Os impactos são de curto e longo prazo (CL) no sul do estado e de curto prazo (C) nas demais áreas”, informa o monitor.

De acordo com Geraldo Magela, o governo estadual já está atendendo as cidades em situação mais crítica, enquanto o governo federal não libera a Operação Carro-Pipa.

“O que está acontecendo este ano não é diferente do ano passado. A situação é que já temos algumas regiões com dificuldade da água e a gente já está atendendo com o carro-pipa em algumas regiões. Estamos solicitando ao governo federal a liberação da operação Carro-Pipa federal. É uma operação que já acontece há alguns anos. Enquanto não consegue a operação, estamos atendendo as regiões mais críticas”, informa o secretário.

“O Nordeste tem a região de semiárido mais povoada da terra. A gente vem convivendo e melhorando ao longo dos anos e com ações governamentais a situação dessa população”, lembra Magela.

Cidades em processo para decretar emergência:

  1. Acauã 
  2. Alagoinha do Piauí 
  3. Alegrete do Piauí 
  4. Avelino Lopes 
  5. Belém do Piauí 
  6. Bonfim do Piauí 
  7. Caldeirão Grande do Piauí 
  8. Campo Alegre do Fidalgo 
  9. Capitão Gervásio Oliveira 
  10. Caracol 
  11. Curimatá 
  12. Dom Inocêncio 
  13. Fartura do Piauí 
  14. Francisco Macedo 
  15. Francisco Santos 
  16. Fronteiras 
  17. Guaribas 
  18. Jurema 
  19. Jacobina 
  20. Júlio Borges 
  21. Lagoa do Barro do Piauí 
  22. Massapê do Piauí 
  23. Monsenhor Hipólito 
  24. Morro Cabeça no Tempo 
  25. Padre Marcos 
  26. Pio IX
  27. Queimada Nova 
  28. São Braz do Piauí 
  29. São Raimundo Nonato 
  30. São Julião 
  31. Várzea Branca
  32. Caridade do Piauí
  33. Marcolândia
  34. Anísio de Abreu
  35. Paulistana
  36. Curral Novo
  37. Coronel José Dias
  38. Dirceu Arcoverde
  39. Simões
  40. Betânia
  41. São Francisco de Assis
  42. Vila Nova

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais