Cidadeverde.com
Geral

Datasus aponta mais de 3 mil internações no Piauí decorrentes de acidentes de trânsito

Imprimir

Foto: Francisco Rabelo

Segundo dados do sistema do Datasus, de janeiro a julho deste ano foram registradas, no estado do Piauí, 10.376 internações por causas externas no sistema de saúde. Dessas, 3.444 foram causadas por acidentes de trânsito. Devido ao número elevado de registros, mostra-se necessária a conscientização sobre a importância de uma condução segura enquanto a pessoa estiver no trânsito.

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) realizou, no sábado (3), uma ação educativa para sensibilizar a população sobre o aumento do número de acidentes de trânsito e a necessidade de transitar com mais precaução e cuidado. A campanha “Heda pela vida – Trânsito seguro” contou a distribuição de material informativo e o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

“Nesse mês de setembro tivemos um elevado número de pacientes vítimas de acidentes, os números são maiores que no período pré-pandemia. Além do número de acidentes, é importante destacar a gravidade das vítimas que gerou uma elevada demanda nos leitos de UTI geral. Mês de setembro, a taxa de ocupação dos leitos de UTI  por esses pacientes foi de 40%. Esse indicador já chegou a 60%. Dos 10 leitos, já tivemos 6 deles com essas vítimas. Diante disso, estamos fazendo essa sensibilização para mais responsabilidade no trânsito e iremos divulgar isso como campanha”, destacou Janailda Furtado, diretora administrativa do Heda.

“A prevenção a situações de risco no trânsito é o que torna a ação de conscientização tão importante, uma vez que prevenir acidentes diminui a quantidade de pacientes que possam vir a necessitar de uma assistência médica mais intensiva e de maior complexidade”, completa a gestora.

Da Redação
[email protected]

Imprimir