Cidadeverde.com

Cristalândia: Defesa Civil inicia construção da barragem de Guarujá

Imprimir

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, deu início à construção da barragem de Guarujá, em Cristalândia, município com aproximadamente 8 mil habitantes, situado a 878 km ao sul de Teresina. Serão investidos R$ 5,1 milhões na construção da estrutura para armazenamento de água do rio Palmeiras, visando garantir o abastecimento d’água dos moradores da zona urbana do município.

“Atualmente, o sistema de abastecimento da sede é mantido por poços que, ao longo do tempo, vêm perdendo capacidade de vazão. A população enfrenta um problema crônico, pois a água não chega em todas as casas”, esclarece Geraldo Magela, secretário de Estado da Defesa Civil.

A obra da barragem compõe o PRO Piauí, maior programa de investimentos da história no estado. Máquinas já se movimentam para abertura das estradas de acesso e instalação do canteiro de obras. A construtora responsável está realizando a sondagem do solo para iniciar a construção das paredes da barragem, que deve ter capacidade para armazenar um milhão de m³ de água. Devido à escassez de água na cidade, o governador Wellington Dias determinou prioridade na execução da obra. A previsão de conclusão é de 360 dias.

“É uma obra de suma importância pela necessidade que passa a população da cidade. Água é um bem vital. Por isso, o governador Wellington Dias nos determinou prioridade. No próximo ano, entregamos a barragem, minimizando os efeitos da estiagem para a população cristalandense”, assegurou Magela.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais