Cidadeverde.com

Botafogo elimina o Fluminense e decide 1º turno com Resende

Imprimir
Paciente e organizado, o Botafogo soube levar vantagem sobre o 'coração' tricolor. Com gol de Fahel, no fim do primeiro tempo, o Alvinegro venceu por 1 a 0 um Fluminense 'guerreiro' na noite desta quarta-feira, no Maracanã, e carimbou seu passaporte para encarar o Resende na final da Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual do Rio, domingo, às 16h, também no Mário Filho.



Caso o Botafogo leve a melhor e fique com o título, poderá bater no peito o fato de emendar quatro finais consecutivas do Estadual. Campeão em 2006, o time acabou derrotado pelo Flamengo nas decisões de 2007 e 2008.

Já está definida a final do Torneio Moisés Mathias de Andrade, ex-zagueiro do Bangu, Corinthians, seleção brasileira e outros tantos clubes. O Mesquita venceu por 2 a 1 a Cabofriense, na preliminar do clássico, e assegurou vaga para encarar o Americano, que eliminou o Macaé no último sábado.

O jogo será realizado no domingo, antecedendo, portanto, o duelo entre Resende e Botafogo. O campeão deste torneio fatura um prêmio de R$ 25 mil. No segundo turno, o troféu levará no nome de João Ellis Filho, ex-presidente do Campo Grande na década de 80.

O jogo começou a mil por hora. Em dez minutos, três lances fizeram acelerar o coração dos torcedores. No primeiro instante da partida, Thiago Neves apareceu na cara do gol, mas Renan salvou. O Botafogo deu o troco em grande estilo. Reinaldo e Maicosuel obrigaram Fernando Henrique a trabalhar e evitar dois gols que pareciam claros.

Bem postado no setor defensivo, o Alvinegro logo tomou as rédeas. Tocava rápido, mantinha a posse de bola e contava com o insinuante Reinaldo em noite inspirada. O Fluminense, irritado com a falta de espaços, apelava para lançamentos desesperados. O técnico René Simões se irritou com a passividade tricolor, soltou o verbo na beira do campo e viu resultado quase instantâneo. A 15 minutos do intervalo, a equipe passou a pensar mais as jogadas e levou perigo com Conca em duas oportunidades.

Mas a discreta superioridade do Botafogo pesaria logo mais. Aos 41, Fahel aproveitou cobrança de escanteio para, de cabeça, escorar levemente a bola e abrir o placar no Maracanã. Nas arquibancadas, os alvinegros, em erupção, encheram os pulmões e soltaram o ar em forma de música: "Sai do chão, sai do chão a torcida do Fogão".

O inicio do segundo tempo deu mostras de que um Fluminense mais corajoso voltara a campo. Thiago Neves, após uma primeira etapa cheia de erros, subiu de produção. Com ele, o time se lançou à frente e criou chance atrás de chance. Mas o Botafogo tinha no goleiro Renan uma arma bem forte. E assim se deram os últimos 45 minutos.

O Fluminense, diante da necessidade de marcar, seguiu martelando o paciente e bem postado Botafogo. Contudo, o volume de jogo tricolor não superou a organização alvinegra.

FLUMINENSE 0 x 1 BOTAFOGO:

Fluminense: Fernando Henrique, Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Diguinho (Tartá), Fabinho, Conca (Leandro Bomfim) e Thiago Neves; Everton Silva e Leandro Amaral (Roger)
Técnico: René Simões

Botafogo: Renan, Juninho, Emerson e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro (Túlio Souza), Fahel, Léo Silva (Batista) e Thiaguinho; Maicosuel (Lucas Silva) e Reinaldo
Técnico: Ney Franco

Data: 25/02/2008 (Quarta-feira)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ) e Jorge Luís Campos Roxo (RJ)
Cartões amarelos: Léo Silva (BOT), Edcarlos, Diguinho, Fabinho e Tartá (FLU)
Gol: Fahel, aos 42 minutos do primeiro tempo (BOT)

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: