Cidadeverde.com

Centro de Referência Hip Hop lança pontão de cultura hoje

Imprimir
Acontece nesta sexta-feira (27), o lançamento do Pontão de Cultura Preto Ghóez Vive. O evento terá início às 17h, no Centro de Referência da Cultura Hip Hop Questão Ideológica, na Praça da Integração, s/n, anexo à Escola Estadual Cícero Portela, no Parque Piauí. O Pontão receberá a comunidade em geral, parceiros, representantes de governo e vários artistas, incluindo o renomado DJ dos Racionais MCs, KL Jay.

O lançamento do Pontão Preto Ghóez Vive está acontecendo agora, mas a entidade já vem trabalhando. No geral, o Pontão trabalha a produção de conteúdo dentro do movimento hip hop; promovendo gravação de CDs, produção de clipes, documentários e eventos de exposição. Além do fomento de atividades desse movimento, como: batalha de dança, shows de rap, exposições de grafite, intercâmbios nacionais e internacionais.

O rapper WG, um dos coordenadores do Pontão, destaca que esse Pontão é um dos dois pontões nacionais que tem um projeto especifico sobre o hip hop. “Acreditamos que o movimento hip hop ainda tem muita contribuição para dar à sociedade na geração de renda, entretenimento, lazer, prevenção à violência e organização comunitária. E é certo que o pontão fomenta isso tudo dentro da sociedade, praticando a responsabilidade social”, analisa WG.

Lamartine Silva, outro coordenador do Pontão, diz que o lançamento vai ser um evento cultural e de entretenimento também. Ele conta que haverá uma batalha de dança entre os melhores dançarinos do Maranhão e do Piauí. E uma discotecagem especial com DJ do Racionais MC’s: KL Jay. Tudo isso com entrada grátis, aberto a todos. Lamartine também falou das oficinas do Pontão, que já estão acontecendo e continuam com inscrições abertas.

“As oficinas trazem mais conhecimento à comunidade e reforçam o lado ideológico dos parceiros envolvidos. Dentro das oficinas terá uma parte de formação ideológica a partir do povo negro”, diz Lamartine. Oficinas como a de DJ, informática em software livre, tranças afro, dança, áudio e vídeo estão à disposição da comunidade no Pontão. Assim como o evento de sexta-feira, que, ressalta Lamartine, é aberto a todos.

Homenagem a Preto Ghóez

O Pontão foi batizado como “Preto Ghóez Vive” em homenagem a um dos grandes difusores do Hip Hop no cenário nacional. O maranhense Márcio Vicente Góes ou Preto Ghóez foi vocalista do grupo Clã Nordestino, fundador do Movimento Hip Hop Organizado Brasileiro (MHHOB), escritor e publicou o romance “A sociedade do código de barras: o Mundo dos Mesmos”, além de vários outros artigos e poesias.

O artista morreu com 31 anos, vítima de acidente de automóvel no dia 9 de setembro de 2004, em Santa Catarina. O rapper maranhense passou parte da infância nos mangues, vivendo da pesca de caranguejos. Foi interno da Febem. Desenvolveu ali seu trabalho musical e, a partir daí, ajudou a organizar o movimento Hip Hop nas regiões Norte e Nordeste.

Ghoez também integrava um grupo de trabalho destinado a desenvolver parcerias entre ações do governo e o movimento Hip-Hop.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: