Cidadeverde.com

Sem carro, Conselho Tutelar deixa de averiguar denúncias de violência contra crianças

Imprimir

O III Conselho Tutelar de Teresina está impossibilitado de averiguar denúncias in locu de violência contra crianças e adolescente na zona Sul da capital. Isso porque desde o dia 18 de outubro o carro disponível para os conselheiros se envolveu em um acidente e não há  um veículo reserva. 

Na tarde desta quarta-feira (4) dois conselheiros tiveram que ir averiguar uma denúncia pegando carona em um carro de reportagem da TV Cidade Verde. A denúncia era de que uma mãe, que seria usuária de drogas, estaria agredindo  os filhos, entre eles uma criança de apenas dois anos, dentro de uma casa do Residencial Teresina Sul. A Polícia Militar acompanhou a equipe.

"Os órgãos  estão cientes da situação, as gerências municipais, Ministério Público, Direitos Humanos. Houve um acidente com o nosso carro e disseram que não tinha um veículo reserva disponível. Todo dia tem  denúncias e a gente fica de mãos atadas. O prejuízo é incalculável. Às vezes a gente pede ajuda para algum Conselho, mas hoje, por exemplo, todos estão com demanda", lamenta o conselheiro Melquisedec Fernandes.

Foto:Christian Sousa

Ao chegarem no local , os conselheiros viram que a denúncia não procedia. "A denúncia não procede. Nós recebemos a denúncia de que as crianças estariam apresentando sinais de lesão corporal, decorrentes de agressão física. O Conselho Tutelar se fez presente no intuito de averiguar a veracidade dessa denúncia, porque conforme a lei, lesão corpioral é um crime passível de detenção. Todavia não encontramos as marcas de lesão corporal",explica Melquisedec. 

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informou, por meio de nota, que o III Conselho realmente está sem carro, mas que o veículo será devolvido "nos próximos dias". 

"A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informa que cada Conselho Tutelar em atuação no município de Teresina, possui um veículo próprio para atendimento das demandas externas. A Semcaspi esclarece que somente o Conselho Tutelar, localizado no bairro Vermelha, na zona Sul de Teresina, está com o veículo em manutenção na oficina mecânica e que deverá ser devolvido nos próximos dias. No entanto, para suprir as necessidades da unidade, as demandas estão sendo atendidas em articulação com setor de transporte da secretaria".


Izabella Pimentel e Chiristian Sousa 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais