Cidadeverde.com
Geral

Com 4ª chamada suspensa, Piauí tem 17 vagas em aberto no programa Mais Médicos

Imprimir

Foto: Karina Zambrana - ASCOM/MS

Com a 4º chamada suspensa em todo o Brasil, o Programa Mais Médico no Piauí está com 17 vagas em aberto, sem previsão de preenchimento, até que o sistema do Ministério da Saúde seja normalizado após ataque de um vírus na rede. 

A coordenadora estadual do programa, Idvani Braga, ressalta que a suspensão da 4ª chamada do 20º ciclo do Mais Médicos é temporária. Até a tarde desta quarta-feira (11), o Ministério da Saúde não tinha repassado prazo para a retomada do chamamento. O ataque viral na rede também provocou lentidão nos registros dos casos de coronavírus no país, incluindo os resultados dos testes. 

“Houve essa pane no sistema. Por isso, a 4ª chamada está suspensa com a escolha dos municípios. Hoje já conseguimos acessar um pouco o sistema, mas sem previsão (da retomada do cronograma). O informe repassado é que seria retomado com a volta do sistema”, conta. 

No Piauí, as 17 vagas em aberto estão distribuídas em 15 municípios, sendo que em algumas cidades haverá o preenchimento de mais de uma vaga.  Atualmente, por meio do programa Mais Médicos, o Piauí está com 341 profissionais em atividade, distribuídos em 130 cidades. 

No estado, segundo a coordenadora, há uma expectativa de que todas as 17 vagas em aberto sejam ocupadas por médicos cubanos. Esses médicos já atuaram no programa e continuavam com residência no Brasil, mesmo após o cancelamento do programa no ano passado.

Mais Médicos: municípios confirmados para escolha dos profissionais da 4ª etapa do 20º Ciclo

  1. Alegrete do Piauí: 1 vaga
  2. Antônio Almeida: 1 vaga
  3. Barras: 1 vaga
  4. Batalha: 1 vaga
  5. Bertolina: 1 vaga
  6. Boa Hora: 1 vaga
  7. Bonfim do Piauí: 1 vaga
  8. Buriti dos Montes: 1 vaga
  9. Ilha Grande: 1 vaga
  10. Inhuma: 2 vagas
  11. Paes Landim: 1 vaga
  12. Ribeira do Piauí: 1 vaga
  13. São João do Arraial: 2 vagas
  14. São Pedro do Piauí: 1 vaga
  15. Uruçuí: 1 vaga

 

Esclarecimento 

Devido a um vírus na rede do Ministério da Saúde, que impactou no acesso aos sistemas, o cronograma da 4ª chamada do Edital Saps/MS nº 09/2020 (20º ciclo) do programa Mais Médicos para o Brasil passará por mudanças. O chamamento público será suspenso, temporariamente, até que se tenha estabilidade nos sistemas e instrumentos de trabalho necessários para prosseguimento do processo seletivo.

Como consequência desse imprevisto técnico, a equipe de manutenção tem trabalhado na solução do caso com a maior agilidade possível, preservando o funcionamento dos sistemas indispensáveis às políticas públicas de saúde.

Assim que seja solucionado o problema, novo cronograma será publicado com o intuito de garantir a integridade e a lisura do chamamento público, mantendo o compromisso da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) em garantir atendimento médico à população.

É importante que os candidatos se atentem em acompanhar o cronograma e eventuais complementações e alterações, como descrito no edital, disponível no site: http://maismedicos.gov.br. Dúvidas poderão ser esclarecidas também por meio do Disque Saúde 136 opção 8.

 

Ministério da Saúde

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

 

Imprimir