Cidadeverde.com
Geral

Mulheres vão decidir eleição e 38 mil piauienses podem votar pela 1ª vez neste domingo

Imprimir

Foto: Ascom/TSE


Uma eleição atípica em plena pandemia, mas com um legado feminino. No domingo (15), o voto das mulheres será decisivo para o pleito. Dos 2,4 milhões de eleitores no Piauí, 51,7% são do sexo feminino e 48,3% são masculinos. 

Aproximadamente 75 mil jovens piauienses com idade entre 18, 16 e 17 anos estão aptos a votar. Desse total, 38 mil adolescentes vão estar de frente com a urna pela primeira vez. O dado faz parte da estatística divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que traça o perfil de eleitores e candidatos de estados e municípios brasileiros.

Dos novos eleitores que devem ir às urnas no Piauí, 12.779 tem 16 anos e 25.270 tem 17 anos. Nesta faixa etária, o voto é facultativo, de acordo com a legislação eleitoral. 

Já os idosos acima de 70 anos, outra faixa etária em que o voto é facultativo, representam 8,14% do eleitorado piauiense. De acordo com as estatísticas do TSE, são 199 mil piauienses acima de 70 anos aptos a votar. 

Por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19, os idosos ganharam esse ano um horário preferencial para votação. Entre 7h e 10h da manhã eles têm prioridade nas sessões eleitorais. 

A Justiça Eleitoral reforça que o horário, apesar de preferencial, não é exclusivo para idosos. Eleitores de outras faixas etárias que estiverem nas filas também conseguirão votar, respeitando a prioridade. 

A maior parte dos eleitores do Piauí tem idade entre 30 e 39 anos. A faixa etária representa 22% do eleitorado, de acordo com o TSE. 

Do total de eleitores do Piauí, pouco mais de 14 mil possuem algum tipo de deficiência, as mais comuns são a de locomoção, visual e auditiva. 

O Piauí tem 3.499 locais de votação, em 82 zonas eleitorais.

Mais de 10 mil candidatos estão na disputa

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral(TSE), 10.326 candidatos disputam o voto do eleitorado piauienses nos 224 municípios do Estado neste domingo. São 606 candidatos a prefeito, 608 candidatos a vice-prefeito e 9.440 candidatos a vereador. 

Apesar de serem maioria no eleitorado, as mulheres representam apenas 33,3% das candidaturas nas eleições de 2020 no Piauí. A maior parte dos candidatos, 66,7%, são do sexo masculino. 

A faixa etária com maior número de candidato no Piauí é entre 40 e 44 anos. 1817 candidatos desta faixa estão na disputa, o que representa 17% do total no Piauí. 

Segurança

Para garantir a segurança nos locais de votação, 5200 policiais militares vão atuar na capital e no interior do Estado. O monitoramento também conta com apoio da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guardas Municipais. As forças de segurança vão atuar de forma integrada com a Justiça Eleitoral. 

Um Centro Integrado de Monitoramento está funcionando no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. No local, acontece o monitoramento em tempo real de ocorrências nos locais de votação.

Os oficiais que comandam o policiamento nos municípios foram orientados a alimentar um sistema que receberá os dados e repassará as informações, também em tempo real, para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

 

Natanael Souza
[email protected]

Imprimir