Cidadeverde.com

Carnaval de Salvador tem maior número de casos de HIV

Imprimir

Um posto de teste rápido anti-HIV do Ministério da Saúde montado no Carnaval de Salvador detectou 14 resultados positivos entre as 609 pessoas que fizeram o exame. O percentual de diagnósticos positivos, 2,3%, é o maior já registrado em uma ação do Fique Sabendo em eventos culturais, estratégia de mobilização do Programa Nacional de DST/Aids para ampliar a testagem. A média era de 0,7%.

O posto do Fique Sabendo funcionou durante os cinco dias da festa em frente à Escola de Medicina da Bahia, no Pelourinho, no centro histórico de Salvador. A mobilização teve o apoio das Secretarias Estadual de Saúde da Bahia e da Municipal de Saúde de Salvador.

A direção do programa informou que o resultado não significa que Salvador tenha um índice maior de infecção entre as capitais que já receberam o programa.

Segundo o Ministério da Saúde, uma das prioridades para 2009 no enfrentamento da epidemia de Aids é aumentar o número de pessoas testadas. Serão enviados aos estados 3,3 milhões de testes rápidos. De acordo com o ministério, estima-se que 630 mil brasileiros tenham o vírus da Aids, mas 225 mil desse total desconhecem que são portadores do HIV porque nunca fizeram o exame.

O teste é feito com o sangue coletado por meio de uma punção no dedo. O material é colocado em dois kits de testagem. Se ambos tiverem o mesmo resultado, o diagnóstico já é fechado. Em caso de divergência é feito um terceiro teste para confirmação.

De acordo com o ministério, o teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e por isso não há necessidade de repetição em laboratório. Os resultados são entregues em um local reservado. Os positivos, em geral, já saem do posto do Fique Sabendo com um encaminhamento para iniciar o acompanhamento médico.

Além de mobilizações em eventos, os testes rápidos são oferecidos em Centros de Testagem e Aconselhamento em todos os estados. A lista dos locais está disponível no Ministério da Saúde.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: