Cidadeverde.com

Pesquisa vai analisar índice cobertura vacinal de crianças em Teresina

Imprimir

Foto: Arquivo/Revista Cidade Verde

 


O Ministério da Saúde inicia nos próximos dias em Teresina a coleta de informações para o Inquérito de Cobertura Vacinal 2020. A ação, que acontece em todo o país, tem como objetivo identificar se as crianças nascidas em 2017 e que vivem nas áreas urbanas das capitais brasileiras estão com as vacinas em dia.  

A partir da próxima semana, entrevistadores, devidamente identificados e utilizando todas as medidas de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus, irão à residência das 900 crianças que foram selecionadas para participar da pesquisa em Teresina. 

A pesquisa irá analisar a caderneta de vacinação das crianças, desde o nascimento até o momento da entrevista. Os pais ou responsáveis também responderão a perguntas feitas pelos entrevistadores a respeito de características da família.

Em Teresina, os trabalhos serão coordenados pela Professora Luiza Helena de Oliveira Lima, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela explica que, a partir dos resultados do estudo,  o Ministério da Saúde poderá definir novas estratégias que possibilitem melhorar o acesso à vacinação das crianças brasileiras e ampliar as coberturas vacinais em todo o país para proteger a saúde de toda a população brasileira.

"A gente precisa conhecer a situação vacinal dessas crianças, para ter uma leitura mais certeira de como elas estão recebendo essas vacinas, se os pais estão com dificuldade para acessar os postos de saúde, ou se estão deixando de vacinar por medo. Esse trabalho é importante porque boa parte das vacinas que a gente toma ao longo são nos dois primeiros anos de vida. A partir dos dados, vamos elaborar estratégias para melhorar essa cobertura vacinal", explica a coordenadora. 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais