Cidadeverde.com

Delegada revela que 90% das agressões ao idoso no Piauí partem de filhos ou netos

Imprimir


A delegada Daniela Barros, titular da Delegacia do Idoso, informou nesta sexta-feira (4) que 90% dos agressores ao idoso no estado são filhos ou netos dependentes químicos. A delegada fez um balanço da operação realizada no Piauí e vários estados – batizada de Vetus – para combater a violência e maus tratos aos idosos durante a pandemia. No estado foram cumpridos cinco mandados de prisão. 

Daniela Barros informou que as cinco prisões realizadas são de suspeitos já recorrentes com denúncias já investigadas pela Polícia.

“O idoso é vítima de toda forma de violência, desde a física, psicológica através de ameaça, extorsão, a violência patrimonial, quando usurpam toda a economia do idoso, principalmente dos agressores dependentes químicos”, disse. 

A delegada relata que há caso de até a porta da residência do idoso o filho trocar por droga em uma boca de fumo. “É um fato lamentável, mas é uma realidade”.

De acordo com a delegada, é uma violência que acontece na maioria das vezes no âmbito doméstico e familiar.

“O que a gente observa nos atendimentos diários é que 90% dos agressores são filhos ou netos dependentes químicos”, disse. 

No Piauí, este ano mais de 70 denúncias que resultaram em 23 inquéritos policiais.

Foto: Ascom/Polícia Civil 

Daniela Barros ressalta a importância da denúncia. Ela disse que a vítima muitas vezes está impossibilitada por questão física e de saúde. Por isso, as pessoas que flagrarem qualquer tipo de maus tratos a idoso deve procurar os canais que recebem as reclamações. É preservado o sigilo e a denúncia pode ser feita pelo Disque 100 – não precisa nem ter crédito no celular – também através do aplicativo Salve Maria e pelo portal da Policia Civil.

 

Flash Yala Sena (Com informações de Indira Gomes)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais