Cidadeverde.com

Rejane Dias quer pessoas com deficiência no grupo prioritário de vacinação contra a Covid

Imprimir

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados 

Por meio de projetos de Lei e indicações ao Executivo, a deputada federal Rejane Dias quer incluir pessoas com deficiência nos grupos prioritários de imunização contra a Covid-19. O plano de vacinação está sendo construído pelo Ministério da Saúde, nesse momento. 

O texto da parlamentar altera a lei que dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, sobre o Programa Nacional de Imunizações, para estabelecer a inclusão das pessoas com deficiência no Grupo de pessoas prioritárias no Programa de Vacina contra a COVID-19.

Em outra ponta, a deputada também enviou expediente ao Ministério da Saúde solicitando a viabilidade da priorização a esse grupo. 

O Ministério da Saúde divulgou na última semana as primeiras informações de como deve ser o plano de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. As primeiras doses, segundo comunicado da pasta, serão usadas para imunizar profissionais de saúde, idosos e indígenas. No entanto, ainda não foi apresentado o plano completo. 

“Não há dúvidas da necessidade de se priorizar imunização aos profissionais de saúde, idosos, indígenas, pessoas com doenças crônicas, e todas as outras pessoas que já se encontram nesse grupo. Mas é preciso lançar um olhar mais sensível às pessoas com deficiência. Elas também são vulneráveis. São pessoas que têm dificuldade em compreender a sua própria condição de saúde, que têm limitações, e a depender da deficiência, uma ou outra comorbidade”, argumentou.

 


Da Redação
[email protected] 


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais