Cidadeverde.com

Covid: Projeto de Lei prioriza vacinação para pessoas com deficiência

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Foi apresentado no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí na última terça-feira (08) o projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Franzé Silva que estabelece prioridade das pessoas com deficiência para vacinação contra a Covid-19 no âmbito do Estado.

O dispositivo esclarece que a medida vai beneficiar as pessoas que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e, por isso, estão impedidas de participar de forma plena e efetiva de diversas atividades na sociedade, em igualdade de condições com outras pessoas.

O autor da lei explica que, após sancionada pelo Governador Wellington Dias, caberá à Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelecer as diretrizes para a operacionalização e efetivação desse dispositivo. 

“Todas as pessoas com deficiência fazem parte do grupo de risco, pois tem diferentes comorbidades, o que as torna muito vulneráveis ao coronavírus. Queremos que essa lei venha de fato garantir mais saúde para as pessoas com deficiência no nosso Estado através da imunização”, justificou o parlamentar.

Para o Secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, esse projeto de lei é de fundamental importância, sobretudo para garantir a vida das pessoas com deficiência. “Queremos parabenizar a iniciativa do Deputado Franzé porque esse projeto, após aprovado e sancionado pelo governador Wellington Dias, vai salvar muitas vidas, vidas de pessoas com deficiência”, pontuou.

Segundo o último censo do IBGE, pelo menos vinte e oito por cento da população do Estado possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a um total de 860 mil pessoas que devem ser beneficiadas com a medida.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais