Cidadeverde.com

Encontro de Projetos de Pesca e Aquicultura no Norte do Piauí

Será realizado, nesta quarta-feira (16), o VIII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí. A novidade dessa edição é que, devido ao contexto da pandemia pela Covid-19, o evento será transmitido pelo canal da Codevasf no YouTube e aberto ao público.

A programação terá início às 9h e contará com a participação de técnicos e produtores que discutirão os seguintes temas: “Caminhos alternativos para alcançar o desenvolvimento sustentado em projetos comunitários de piscicultura”; “Manejo prático na piscicultura” e “Beneficiamento integral do pescado”.

Na abertura, o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra, e a analista em desenvolvimento regional da Gerência de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia, Keusilene Botelho, abordarão as ações de pesca e aquicultura desenvolvidas nos estados do Piauí e do Ceará.

“O Encontro de Projetos de Aquicultura e Pesca é hoje uma referência na base de planejamento e desafios encarados pela Codevasf. Funciona como um termômetro ou indicador das decisões e ações. É uma programação que já está no nosso calendário anual”, afirma o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra.

Um dos destaques do evento é o lançamento do protótipo do aplicativo para gestão produtiva e econômica da piscicultura, o SISpiscicultura. Entre as funcionalidades estão o controle do estoque de ração, dos lotes de povoamentos, da biometria e da mortalidade e a obtenção da tabela de ração, tanto para o sistema de produção em tanques-rede como em viveiro escavado.

“O piscicultor terá, também, a oportunidade de inserir as despesas com alevinos e ração e registrar o monitoramento da qualidade da água. Esse protótipo ainda não está disponível nas plataformas digitais de aplicativos. Mas qualquer produtor ou técnico que queira validá-lo pode entrar em contato com a Codevasf para que isso seja viabilizado”, explica o chefe do Escritório de Apoio Técnico de Parnaíba, Rafson Varela.

Intercâmbio técnico

Com público composto por marisqueiras, pescadores, piscicultores, produtores rurais, professores, estudantes, representantes de órgãos públicos, pesquisadores, técnicos de empresas públicas e privadas, presidentes de associações, colônias de pescadores e fornecedores de insumos, os Encontros dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí são promovidos desde 2013.

Os eventos, organizados pela 7ª Superintendência Regional da Companhia, sempre tiveram apoio de instituições e órgãos federais, estaduais, municipais e de fornecedores de insumos, permitindo que os beneficiados mostrassem, por meio de apresentações e relatos, suas experiências diárias no desenvolvimento de projetos de apoio às atividades de pesca de mariscos, produção de peixes e reúso da água para irrigação.

Janiel da Costa Lira, secretário da Associação dos Piscicultores do município de Caxingó, na Comunidade Entre Caatinga (PI), é um dos palestrantes dessa oitava edição. Ele enfatiza a importância da Codevasf para o desenvolvimento da piscicultura em sua região. “No início, a gente tinha um povoamento mensal de 1.500 alevinos, e hoje estamos em uma escala de 10 mil. Produzíamos um escala de 500 kg, e atualmente esse número chega a cerca de 2.800 kg por mês. Somos sete associados e temos uma renda mensal de R$ 1 mil. A Codevasf, com seu apoio técnico, tem um papel fundamental para o engrandecimento desse projeto”, revela.

O gerente de produtos para Aquacultura da Guabi Nutrição e Saúde Animal, João Manoel Cordeiro, também dará sua contribuição à programação deste ano. Em sua apresentação, ele discorrerá sobre recepção de alevinos, aclimatação, manejo de classificação, produção de juvenis, crescimento, terminação, despesca, alimentação, conforto animal e saúde. “Toda essa abordagem tem o objetivo de melhorar os lucros, preservar o ambiente e perenizar o negócio”, conclui.

Para participar do evento, que acontecerá a partir das 9h, acesse o canal da Codevasf no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4ZRqvPvgMrIIy10Lz6sDCw

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais