Cidadeverde.com
Geral

Protocolo que orientará aulas em 2021 deve ser publicado na segunda, dia 4

Imprimir

O protocolo Nº 042 do Centro de Operações Emergenciais (COE) do Piauí, que irá orientar a parte pedagógica do retorno presencial das aulas em 2021, deverá ser publicado na segunda-feira (04), de acordo com a presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE/PI), Gildete Milu.

Gildete Milu conta que o retorno presencial das aulas em 2021 é uma realidade. “O momento é de muitas incertezas, mas o Conselho está aqui para poder acompanhar tanto os pais como os estudantes e os professores nesse momento difícil”. 

“O Conselho orienta (as escolas) a não deixar ninguém para traz nas medidas pedagógicas. Nós sabemos que 2020 foi um ano que nós não conseguimos acompanhar 100% todas as aprendizagens”.

A presidente cita que as escolas e o conselho deverão seguir o protocolo do COE, a Lei nº 14.040 e a resolução nº 02 do Conselho Nacional. “O retorno presencial é uma realidade e o Conselho está apto a acompanhar como se dará a garantia de aprendizagem dos nossos estudantes”.

Não é apenas questão de nota, “mas de recuperar o direito do estudante à aprendizagem que deveria ter em 2020 e não conseguiu”.

“A orientação que o Conselho traz em relação a parte pedagógica é exatamente isso: antes de qualquer coisa fazer um diagnóstico e avaliação para saber o que fico para traz em 2020 e alinha junto a todos os estudantes o que faltou para cada um. Perguntar a todos os estudantes o que faltou para cada um”.

Gildete lembra que “as escolas públicas e privadas devem se cadastrar no Pro Piauí. Lá, elas farão o registro de todos os procedimentos que farão (em 2021) e que foram feitos em 2020 para poder validar e evidenciar o trabalho de todos. É importante que se faça esse cadastro”.

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Imprimir