Cidadeverde.com

CRM-PI diz que população deve confiar nas vacinas contra a covid

Imprimir
Foto: Ascom/CRM
 
Em nota divulgada durante o final de semana, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) se posicionou a favor de que toda a população do Estado seja imunizada, aderindo à campanha de vacinação contra a covid-19, que deve ser iniciada nesta segunda-feira (18). Segundo o documento,  toda a população deve confiar no 'trabalho incansável da ciência e da medicina' na busca pelas vacinas.
 
“A imunização de grande parcela da população é imprescindível para que ocorra a redução significativa da circulação do vírus e, consequentemente, da transmissão. Dessa forma, será possível conter o avanço da pandemia e permitir o retorno das atividades sociais em geral”, destacou a presidente do CRM Miriam Palha Dias Parente.
 
Para o CRM-PI, a luta travada de interesses políticos, a disseminação de notícias falsas e informações sem comprovação científica têm gerado incertezas na população. A nota destaca que é preciso reconhecer que os estudos já publicados de algumas vacinas, mundo afora, trazem resultados animadores e com eficácia para conter a doença. 
 
"Tais impressões só existem porque os propagadores de “fakenews” desconsideram e desrespeitam os resultados divulgados, que apontam taxas de eficácia da vacina que tornam possível a redução do número de casos de Covid-19 de maneira geral e, em particular, em relação às formas graves da doença", diz um trecho da nota. 
 
O Conselho Regional de Medicina também defende que é preciso que cada um faça seu papel social, ainda seguindo as orientações sanitárias, evitando aglomerações, fazendo o correto uso de máscara e lavando bem as mãos. "Assim, contribuiremos para desafogar o sistema de saúde, no qual tanto médicos como demais profissionais da área têm sofrido e até perdido vidas em nome da vida do próximo", destaca a entidade. 
 
O CRM também informou que, em contato com a Secretaria Estadual de Saúde – Sesapi, já se colocou à disposição para que sua sede, em Teresina, seja posto para vacinação dos médicos do Estado.
 
 
 
Vejar Nota na Íntegra do CRM-PI:
 
VACINAS CONTRA COVID-19: POSICIONAMENTO DO CRM-PI
 
 
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), na qualidade de órgão orientador e fiscalizador do exercício ético da atividade médica e cumprindo seu papel social, vem informar, após deliberação de seus Conselheiros, por meio de reunião extraordinária realizada na data de 14.01.2021, o que segue:
 
A pandemia causada pela Covid-19, que já ceifou a vida de mais de 200 mil cidadãos brasileiros, encontra-se na iminência de ser contida por meio da grande vitória obtida pela ciência mundial: as vacinas.
 
O árduo percurso até este tão esperado momento foi trilhado graças aos incansáveis esforços de diversos países e empresas farmacêuticas em busca de uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19.
 
Muito embora a “boa nova” tenha trazido consigo a esperança de total superação da situação que estamos enfrentando, a propagação de falsas notícias e os interesses políticos sobre a eficácia das vacinas têm desencadeado dúvidas e incertezas na população. 
 
Tais impressões só existem porque os propagadores de “fakenews” desconsideram e desrespeitam os resultados divulgados, que apontam taxas de eficácia da vacina que tornam possível a redução do número de casos de Covid-19 de maneira geral e, em particular, em relação às formas graves da doença.
 
Fato é que a imunização de grande parcela da população é imprescindível para que ocorra a redução significativa da circulação do vírus e, consequentemente, da transmissão. Dessa forma, será possível conter o avanço da pandemia e permitir o retorno das atividades sociais em geral.
 
Assim, este CRM-PI, diante do desconexo cenário informacional indiscutivelmente evitável, vem posicionar-se favoravelmente em relação à vacinação contra a Covid-19, a qual deve ser realizada sob o monitoramento técnico e científico das instituições competentes, no sentido de viabilizar o acesso da população a vacinas seguras e eficazes.
 
Em tempo, informamos que, após tratativas com o governo estadual, a sede deste Regional servirá como posto de vacinação contra a Covid-19 para os médicos piauienses, auxiliando assim no processo de imunização dos nossos profissionais.
 
 
Da Redação
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais