Cidadeverde.com
Política

Lei estabelece 50% de vagas na Uespi para alunos de escolas públicas

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) sancionou o projeto de lei que altera a Lei 5.791 de 19 de agosto de 2008, que estabelece cotas para alunos de escolas públicas nas instituições públicas de ensino superior. A partir de agora a lei, que estabelecia 30% de vagas na Uespi, passa a exigir 50% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médico.

O projeto é de autoria do deputado Francisco Costa, do PT. "É um projeto que busca fazer um pouco de justiça social. Já desde 2012 o governo federal estabeleceu nas universidades públicas federais para que adotem o regime de cotas, onde 50% das vagas fique disponível para o aluno da escola pública e no Piauí, segundo uma lei de 2008, fazia referência apenas uma reserva de 30% para os alunos de escola pública", disse em entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo o deputado, a lei busca fazer uma equiparação. "Então, buscando fazer uma equiparação a nossa Uespi pode se adequar e dedicar 50% das vagas priorizando os alunos de escola pública que tenham renda de até 1,5 salário mínimo e as outras vagas ficando para a livre concorrência", explica.

A nova proporção de vagas já começa a valer para este ano.

Foto: Yala Sena

Hérlon Moraes
[email protected]

Imprimir