Cidadeverde.com

Infectologista esclarece dúvidas sobre a vacinação

Imprimir

O início da vacinação contra a Covid-19 gerou muitas dúvidas na população. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o infectologista Kelson Veras esclareceu alguns dos questionamentos mais frequentes. 

1- ONDE ACONTECERÁ A VACINA? COMO COMPROVAR QUE A PESSOA É UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE?

- No hospital em que o profissional trabalha. Em cada unidade de saúde há documentos que identificam os profissionais de saúde. Na primeira fase, somente aqueles que atuam na 'linha de frente' contra a Covid-19 serão vacinados. 

2- VAI TER VACINA PARA TODA A POPULAÇÃO DO PIAUÍ?

- O Governo Federal vai providenciar todas as doses necessárias. "100% dos brasileiros serão vacinados. Porém há uma logística, um planejamento para começar com grupos mais importantes. Por exemplo, nós precisamos que as pessoas que cuidam dos doentes estejam sadias. Daí, eles serem o primeiro a ser vacinados [...] acredito que este ano, todos seremos vacinados", explica o infectologista. 

3- QUAL A IDADE PARA TOMAR A VACINA?

-No momento, a partir dos 18 anos. Mas já há estudos para a faixa etária inferior a essa idade. "Não vemos, a priori, nada que indique que crianças e adolescentes não poderão ser vacinados após os estudos com segurança", explica o médico.

4- A QUANTIDADE DE ML POR VACINA É A MESMA PARA CADA PACIENTE? TIPO: CRIANÇA x ADULTO x IDOSO?

- A mesma quantidade de vacina, lembrando que as crianças e adolescentes ainda estão fora da imunização. 

5- QUAL O INTERVALO ENTRE UMA DOSE E OUTRA?

- 21 dias podendo ser expandido até 28 dias. 

6- QUAL A PERMANÊNCIA DA IGG NO ORGANISMO?

- Não é a IGG (anticorpos) que determina a eficácia da vacina. Temos outro tipo de imunidade, a imunidade celular, que são as células de defesa e não temos como medí-las. "Não adianta, depois de vacinada, a pessoa ir fazer o exame para saber se a IGG apareceu. Não é assim que a gente determina a eficácia, mas vendo se a pessoa contraiu ou não a doença", explica o infectologista. 

7- QUEM JÁ TEVE COVID-19 PRECISA SER VACINADO?

- Sim

8- GESTANTES E LACTANTES PODEM TOMAR A VACINA?

- As gestantes não foram incluídas no grupo da pesquisa. Portanto, estão excluídas.  "Mas tudo indica que após esses estudos sejam concluídos, não terá problema em gestantes serem vacinadas, pois é um vírus morto, ou seja, não consegue causar doença. Nesse caso, até pessoas com graves problemas de imunidade podem tomar, desde que os estudos tenham sido concluídos", destaca o médico. 

9- É SEGURO TOMAR A VACINA

- "Super seguro. O máximo que podem sentir é uma dorzinha no local, eventualmente uma febre momentânea, um mal-estar no corpo em 24 horas, ou seja, o que já estamos acostumados a sentir quando tomamos qualquer outra vacina", destaca o infectologista Kelson Veras.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais