Cidadeverde.com

Com aumento de casos Covid-19, governo decide reabrir 40 vagas de UTIs

Imprimir

Fotos: Roberta Aline

 


O governo do estado anunciou na tarde desta terça-feira (19) que irá reabrir 40 novos leitos hospitalares após o aumento da ocupação das UTIs em Teresina e interior do estado.  

Em reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), o governador Wellington Dias (PT) anunciou a ampliação de leitos e a proibição de festas de Carnaval.

O aumento do número de casos de Covid-19 e, consequentemente, de internações resultantes das festividades de final de ano, preocupa o gestor estadual. Por isso, Wellington Dias autorizou a implantação de mais 40 leitos na rede hospitalar. “Infelizmente, como já era esperado, tivemos, entre o Natal o Ano Novo, um número grande de pessoas que não seguiu o protocolo. O resultado foi o crescimento na transmissibilidade do coronavírus, assim como o aumento de pessoas doentes o aumento na ocupação de leitos em algumas regiões do estado. Por isso, aprovei a ampliação de mais leitos. São mais 40 novos leitos que ficarão disponíveis no município de Teresina, Oeiras e em outras regiões do estado. O objetivo é garantir que nenhuma região entre em colapso, ao mesmo tempo, fica o alerta para o cumprimento das regras, do uso da máscara, higienização das mãos, afinal não é porque já começou a vacinação que o coronavírus desapareceu”, frisou Wellington Dias.

O coordenador do COE, médico José Noronha, reiterou sobre a necessidade de ampliação de leitos e foi enfático quanto ao aumento de casos. “O que temos são consequências da exposição da população no réveillon. Hoje, já estamos há uma semana com aumento de média móvel de casos de 30% a 40% por dia e estamos vivendo uma situação com a taxa de ocupação de leitos de UTI de 66% em todo o estado. Se levarmos em consideração apenas a capital Teresina, temos 73% de taxa de ocupação; níveis de alerta. Então, nossa maior preocupação é reorganizar a Rede de Saúde para ampliar essa quantidade de leitos, mas temos uma séria dificuldade com relação a espaço físico e equipes de saúde, que estão exaustos, por isso precisamos do auxílio da população”, disse.

Atualização às 14h

O governador Wellington Dias (PT) está reunido neste momento com representantes do COE e diretores de hospitais para tratar sobre o aumento da ocupação de leitos hospitais nos últimos dias no estado.  A reunião acontece no Palácio de Karnak. 

Participam da reunião, o secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), deputado Pablo Santos, diretores dos hospitais Natan Portela, HGV, Hospital Infantil, Polícia Militar, além de diretor da Sesapi.

Boletim divulgado ontem revela que hospitais estão com 100% da ocupação de leitos UTIs. Um deles é o hospital Deolindo Couto de Oeiras que chega ao limite máximo de internações.

Além de Oeiras, preocupa Floriano, Picos e alguns hospitais privados de Teresina. 

Outra pauta em discussão e a distribuição da vacina Coronavac que chegou ontem no estado. 

O governo estuda a possibilidade de disponibilizar mais leitos de UTIs com reabertura de novas vagas, principalmente em Teresina e interior. 

O objetivo é não faltar leitos na capital e regiões do interior em uma possível subida dos casos. 

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais