Cidadeverde.com

PIB do Piauí vai crescer 3.03% em 2009, segundo Cepro

Imprimir

O Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí vai crescer em 3,03% neste ano, um crescimento acima da média nacional que é de 1,80%. Com essas projeções, o Piauí fica apenas atrás de Pernambuco, que crescerá 4,9%.

As previsões são do Instituto Datamérica, índice que mede a produção do país, levando em conta a agropecuária, o extrativismo e a pecuária. O Piauí, desde 2003, vem registrando um aumento e isso é resultado de investimentos aplicados no setor agropecuário, já que o Estado demonstra vocação econômica na área.

De Portugal, o governador Wellington Dias disse que este ano, a safra de grãos pode bater um novo recorde, superando 2 milhões de toneladas de grãos, com destaque para produção de feijão, arroz e soja e o crescimento do PIB neste setor independe da atual crise econômica mundial, já que os alimentos resistem a qualquer instabilidade econômica.
 

O presidente da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), Oscar de Barros, comenta que oficialmente o PIB a ser divulgado este ano será referente a 2007, mas a tendência mostra para um crescimento. Para 2009, o Instituto Datamérica fez as previsões no qual aponta o Piauí e Pernambuco como os estados que mais crescerão.

As previsões foram baseadas nos últimos dados disponíveis sobre comércio, emprego e produção onde já aparecem efeitos da crise econômica mundial que, segundo o economista Alexandre Rands, presidente da Datamétrica, é menos nociva no Nordeste do que no Sudeste onde predomina a indústria de bens de capital, fortemente afetada.

"Todos os estados do Nordeste e a região, como um todo, vão crescer mais do que o Brasil em 2009", assegura, destacando outros dois fatores importantes para esse resultado: os investimentos sociais do governo federal e o aumento do salário mínimo.

Ainda conforme as previsões do instituto, o Maranhão será o mais atingido pelas quedas na mineração e na siderurgia, podendo perder na produção de grãos que, no momento, está mais direcionada para o Piauí.
 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: