Cidadeverde.com

Seduc divulga portaria e anuncia que retorno às aulas será exclusivamente remoto

Imprimir

Foto: Seduc

A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) definiu nesta quinta-feira (21) que as escolas da rede pública estadual iniciarão as aulas em 2021 no formato exclusivamente remoto. A medida foi regulamentada em portaria assinada pelo secretário Ellen Gera. Veja a portaria. As aulas voltam no dia 1º de fevereiro.

Segundo a Seduc, qualquer mudança no formato das aulas no decorrer do ano letivo será comunicado por ato formal do secretário. A escolas terão que organizar entre os dias 8 e 12 de fevereiro, o calendário escolar para ser validado pela Unidade de Gestão e Inspeção Escolar. Já entre os dias 25 e 30 de janeiro iníciam as atividades de acolhimento aos profissionais, equipe administrativa e docentes lotados nas escolas.

De acordo com a portaria, o processo de matrícula vai continuar. A Seduc realizará Busca Ativa, especialmente com oferta de vagas para Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

"A Seduc manterá aberto o link para matrícula. Entretanto, as escolas devem receber as novas matrículas, enturmar os alunos e direcioná-los para as turmas remotas", informa o documento.

Link para matrícula

De acordo com a Seduc, vários municípios ainda não encerraram o ano levo 2020. "A Rede Estadual receberá todas as matrículas. As escolas, à medida em que enturmarem os alunos conforme Edital de Matrícula, deverão solicitar à UGIE a abertura de novas turmas caso seja necessário", informa.

No ínicio do mês, em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o governador Wellington Dias aprovou o protocolo específico com medidas de prevenção contra a Covid-19 para o setor relativo à educação. 

Na prática, a escolas poderiam retornar com o sistema de ensino presencial, desde que apresentem, de forma obrigatória, o plano de segurança sanitária. O decreto é relativo aos bercários, creches, infantários, educação infantil, ensino fundamenta, ensino médio, técnico, educação superior, EJA, preparatório para concursos das redes pública e privada de ensino. 

No setor privado o ano letivo ja retormou no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas.

Em 2020, a Seduc estava com 228 mil alunos matriculados em 658 escolas espalhadas por todo o estado. A expectativa é de que o número de alunos se mantenha na mesma média em 2021. 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais