Cidadeverde.com

Quase 8 mil teresinenses já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Imprimir

Foto: Lucas Dias/Semcom 

Em quatro dias de campanha, 7.989 teresinenses já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. O balanço é da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que destaca que somente nesta última sexta-feira, 22 de janeiro, foram aplicadas 3.944 doses o imunizante. 

A campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início em Teresina na última terça-feira, 19 de janeiro. O público alvo da primeira etapa é composto por profissionais de saúde e idosos que vivem em abrigos. 

Na avaliação do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, a aplicação das primeiras doses da vacina vem acontecendo de forma rápida. Ele estima que nós próximos dias a capital do Piauí deve concluir a aplicação das primeiras doses recebidas. 

“Foi tudo muito rápido na aplicação dessas vacinas. Conseguimos executar o planejamento e a logística que tinha sido elaborada”, destacou. 

A capital do Piauí recebeu 11.105 doses da vacina coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, na primeira etapa da campanha de imunização, iniciada na última segunda-feira em todo o Brasil. 

As doses que serão utilizadas para a segunda aplicação estão armazenadas pela Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e devem ser encaminhadas à Fundação Municipal de Saúde nas próximas semanas. 

Novas doses

O presidente da FMS também destacou que a capital vivencia a expectativa para a chegada das doses da vacina da AstraZeneca, que desembarcaram nesta sexta-feira no Aeroporto Internacional de São Paulo. Ao todo, o país recebeu 2 milhões de vacinas, que também devem ser distribuídas de forma proporcional aos estados e municípios. 

“Estamos com 2 milhões de doses chegando e, proporcionalmente, iremos receber uma parte. Seguiremos vacinando servidores de hospitais e outros grupos de risco que sejam definidos pelo Ministério da Saúde”, destacou o presidente da FMS.

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais