Cidadeverde.com

2º dia de Enem no Piauí tem distribuição de máscaras e receio de estudantes

Imprimir
  • enem_5.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • enem_4.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • enem_3.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • enem_2.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • enem_1.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • lucas6.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • lucas5.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • lucas3.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • lucas2.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • lucas1.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • enem5.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • enem4.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • enem3.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • enem2.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com
  • enem1.jpg Lucas Oliveira/Cidadeverde.com

Atualizada às 13h30

Os portões dos locais de prova fecharam às 13 horas. Pelo menos na UESPI, não houve eliminado por atraso. Durante o segundo dia de prova, a movimentação foi tranquila. 

Atualizada às 13h00

As amigas Ana Maria Barbosa e Maria Vitória Freire, ambas de 18 anos, farão prova na mesma sala. As duas tentarão uma vaga para o curso de Medicina. 

“Nós viemos juntas, ela[Maria Vitória] é minha amiga irmã. Estudamos juntas, nos preparamos juntas e viemos juntas para dar confiança uma a outra”, conta Ana Maria.

As duas estão precavidas e para evitar problemas na prova trouxeram quatro canetas cada uma além de três máscaras e álcool em gel. 

Elas acreditam que a alta abstenção no primeiro dia da prova não quer dizer que o Enem seja menos concorrido. 

“É complicado falar nisso porque há a nota de corte”, acrescentou Ana Maria.

Atualizada às 11h40

Mesmo com os portões já abertos, a movimentação no ponto de aplicação da Universidade Estadual do Piauí, no bairro Pirajá, ainda é timida. 

A comerciante Janaína Silva fez questão de acompanhar a filha até a entrada do ponto de aplicação. Ela conta que, apesar da pandemia, confia que os cuidados para evitar o contágio do coronavírus estão sendo adotados. 

“No primeiro dia eu fui conferir a sala e vi que não tinha lotação. Só me resta confiar, minha filha se preparou muito. Eu vim deixar ela aqui para dar confiança”, diz Janaína. A filha dela, Glenda Silva, 19 anos, sonha em fazer medicina. 

Na frente da Uespi uma equipe do programa Busca Ativa, da Secretaria de Estado da Saúde, entrega máscara e álcool em gel para candidatos. O objetivo é prevenir o contágio do coronavírus.

Matéria original

Os candidatos que farão o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos poucos chegaram aos locais de aplicação. O Cidadeverde.com acompanhou neste domingo (24) a movimentação no Instituto Federal do Piauí (Ifpi), no Centro de Teresina. Poucos estudantes aguardavam a abertura dos portões. 

Com máscaras e álcool em gel, os candidatos acreditam que hoje  a taxa de inscritos ausentes seja alta assim com foi no domingo passado. A estudante Marta Regina Ferreira, 18 anos, acredita que o medo de contrair o coronavírus fez com que os estudantes faltassem ao primeiro dia de provas. 

“Acredito que os candidatos estão receosos também de como serão as aulas nas universidades públicas”, disse. 

A paulista Stephanie Lissa, 26 anos, veio de São Paulo para fazer o Enem em Teresina. Ela conta que o primeiro dia de provas foi difícil, com temas que ela não esperava serem abordados nas questões. 

“Pensei que ia cair mais História  do Brasil. Foi inesperado. Espero que hoje faça uma prova melhor”, disse ela, que neste ano tenta uma vaga para o curso de Odontologia.

Natural da cidade de Porto, Antônio Cardoso, 18 anos, faz o Enem em Teresina neste domingo e espera ser aprovado para o curso de Direito. 

“O primeiro dia foi bom e espero que hoje seja melhor ainda”, espera o candidato que afirma não se incomodar com o uso da máscara. 

O Piauí teve mais de 130 mil inscritos no Enem. Hoje os candidatos respondem às questões de Matemática e Ciências da Natureza. Os portões abrem 11h30.

Os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Foto: Lucas Oliveira

Flash Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais