Cidadeverde.com

Em reunião com o COE, entidades aprovam restrições impostas por decreto do governo

Imprimir

Atualizada às 19h20

Em reunião com o COE (Comitê de Operações Emergenciais Contra a Covid-19) e instituições do estado, os representantes dos poderes declararam apoio às medidas restritivas determinadas pelo decreto estadual que limitou o horário de funcionamento do comércio, bares, restaurantes e shoppings.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, defendeu que as novas medidas do governo sejam acolhidas pela Prefeitura de Teresina.

Os representantes do COE defenderam medidas mais duras para conter a transmissão da Covid-19, reduzir a ocupação de leitos e evitar um colapso na rede hospitalar. 

Após a reunião, o governador Wellington Dias disse que são medidas necessárias para evitar o colapso no sistema de saúde e voltou a fazer apelo para que a população e os prefeitos cumpram o decreto para evitar a transmissibilidade do novo coronavírus.
Na reunião, os membros do COE tiraram as dúvidas dos representantes de cada instituição e explicou da necessidade das restrições neste momento. 

A Prefeitura de Teresina vai se reunir com o COE municipal e dará uma posição se seguirá as novas regras do decreto estadual. 

Fotos: Roberta Aline

Matéria original

O governador Wellington Dias (PT) está reunido na tarde desta quarta-feira (27) com integrantes do Comitê de Operações Emergenciais Ampliado (COE) onde discutem a situação da covid-19 no estado e o impacto das novas restrições impostas pelo decreto estadual. Participam da reunião, além dos médicos e pesquisadores do COE, representantes do TJ, TCE, Alepi, APPM, Procuradoria do Trabalho, PF, PRF, 25º BC, OAB, CRM, UFPI, UESPI, CUT, além do secretário de saúde Florentino Neto e a diretora da Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), Tatiane Chaves.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), é representado pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, na reunião, que acontece de forma remota. A PMT informou que o COE da capital iria fazer também uma reunião na tarde de hoje para analisar o decreto estadual que limita o horário de funcionamento do comércio, bares, restaurantes e shoppings, além da proibição de realização de festas.

Na reunião que acontece agora, o COE ampliado está discutindo medidas preventivas para combater a transmissão da covid-19 no Piauí. O médico Vinicius Nascimento, membro do COE e diretor do Hospital Infantil, alertou que a possibilidade de colapso do sistema é real se as aglomerações continuarem. 

Segundo ele, o aumento de casos e de ocupação de leitos é fruto de aglomerações e festas clandestinas que ocorreram no final do ano. "Há um risco grande de colapso se não houver uma consciência da população e continuar as aglomerações", afirmou.

Ainda de acordo com o médico, a ocupação de leitos aumentou e a força de trabalho dos profissionais de saúde está se esgotando.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais