Cidadeverde.com

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) são vacinados contra a Covid-19

Imprimir

Foto: Ascom/FMS

Dando continuidade à vacinação contra a Covid-19, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) preparou um cronograma de imunização dos profissionais das mais de 70 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital que não são exclusivas para atendimento de Covid-19. Para isso, foi organizado um cronograma e um sistema especial de cadastro desses profissionais.

A ação começou nesta quinta-feira (28) e se estenderá até que todos os profissionais garantam sua dose. Ela foi possível graças ao recebimento de mais 3.600 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, na última quarta-feira (27).

A diretora de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Laurimary Caminha, explicou como foi organizada a logística da vacinação. “Elas estão sendo realizadas nas próprias UBS, nos horários manhã e tarde, de acordo com o turno de cada servidor”, disse.

Para isso, foi organizado um sistema de inscrição desses profissionais, em que eles se cadastravam para que fossem organizadas listas e um cronograma de visitas por zona da cidade. “Só serão vacinados aqueles que já estão cadastrados neste sistema, com a orientação dos coordenadores de cada regional”, esclarece a diretora.

A coordenadora regional Leste da FMS, Adriana Sávia, iniciou a ação nas UBS da zona Leste na manhã de hoje (28). “Aqui, nós organizamos equipes para que cada uma possa vacinar duas unidades por turno”, conta. Segundo o cronograma, a previsão é que o trabalho seja concluído até a próxima terça-feira (02).

Em Teresina, um total de 9.326 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 até ontem (27). Estão sendo priorizados os profissionais de saúde que atuam em serviços da linha de frente contra a doença, como hospitais públicos e particulares, UBS, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas também serviços como laboratórios, setores de exames e também clínicas que estejam em situação de maior risco.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais