Cidadeverde.com

Juíza do CNJ diz que veio para mudar judiciário do Piauí

Imprimir
Maria da Conceição Santos, coordenadora do grupo volante de apoio à Justiça e juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça diz que a comissão do CNJ veio para mudar a curto prazo os serviços do judiciário do Piauí através da modernização do pessoal e de tecnologia. Os juízes e técnicos da Justiça ficam no Piauí nesta semana para analisar a situação dos cartórios civis e criminais.
 

“O Piauí é o primeiro (a receber o grupo volante), não por ser o pior, mas porque fez um acordo em Brasília entre o presidente do Tribunal de Justiça e o CNJ. Foi assinado um termo de cooperação para que o grupo volante iniciasse os trabalhos pelo estado”, esclarece Santos. De acordo com a juíza a comissão “veio para mudar o judiciário do Piauí”.

Tudo o que for diagnosticado durante a análise será repassado ao CNJ que irá tomar providências. “Se há carência de pessoal, de equipamentos, nós iremos capacitar os técnicos para enviar ao Piauí. Essa modernização acontece nas áreas de tecnologia, escrivania e técnicos desde funcionários a magistrados”, exemplifica.
 
O primeiro balanço das ações será divulgado às 16h, a partir do qual serão traçados os trabalhos do grupo.  “Nós vamos fazer mudança e sanar todas as dificuldades”, garante Santos.

TJ
O desembargador presidente do TJ-PI, Raimundo Alencar, concordar com o termo “mudança”, utilizado pela juíza Maria da Conceição, mas afirma que está buscando a organização da Justiça piauiense. “Não será um apoio financeiro, mas o implemento de material permanente e informatização. Com isso buscamos, sensibilizar o governador para as reais carências da Justiça”, afirma Alencar.

O desembargador teceu críticas à inspeção do CNJ realizada no final do mês de fevereiro. “Eu tenho opinião pessoal sobre ela, mas quem determina o formato é o CNJ. Aqueles que realizaram denúncias de forma leviana serão responsabilizados”, afirma Raimundo Alencar, referindo-se a acusações de populares e instituições de classe sobre casos de corrupção que incluíam magistrados piauienses.
 
Flash de Caroline Oliveira
Redação Carlos Lustosa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: