Cidadeverde.com

Decretos: oito estabelecimentos notificados e força-tarefa continua no estado

Imprimir

Foto: Governo do Estado

Na primeira sexta-feira sob vigência dos decretos que restringiram o funcionamento de bares, restaurantes e similares – devido ao aumento de casos da Covid-19 – a Vigilância Sanitária Municipal com apoio da Polícia Militar do Piauí notificou oito estabelecimentos por descumprimento das normas em Teresina.  A blitz educativa e a fiscalização continua por todo o final de semana. 

A Vigilância Sanitária Municipal informa “que as equipes de fiscalização estão inspecionando o funcionamento dos bares, restaurantes e casas de eventos quanto ao cumprimento das regras sanitárias e obediência aos decretos”.

As equipes iniciaram a realização de blitz noturnas para orientar a população e os empresários sobre as normas dos decretos, que ficarão em vigência até o dia 21 de fevereiro, período antes e durante o carnaval. As equipes ressaltam que vão aplicar as sanções cabíveis, caso haja necessidade.

“Ontem, dia 29, foram vistoriados 16 estabelecimentos, dentre eles oito notificados por descumprirem algumas normas. Hoje terá blitz novamente com apoio da PM-PI. Será feito novo planejamento para intensificar a fiscalização nas próximas semanas para garantir que o novo Decreto Municipal nº 20.556, publicado ontem no DOM (Diário Oficial do Município), seja respeitado”, ressalta a Vigilância Sanitária. 

PM

Em boletim divulgado pela Polícia Militar do Piauí, o relatório da Operação Silêncio e Paz (19h de sexta a 1h de sábado) aponta que o efetivo contou com sete policiais e dois fiscais da vigilância sanitária. Nessa operação, foram aplicadas quatro Comunicações de Ocorrência Policial (COP) e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Tanto os COPs como o TCO foram por infração de medida sanitária. 

“Foram realizadas rondas ostensivas e preventivas, seguidas de abordagens e atendimentos de ocorrências, combate a aglomeração de pessoas e perturbação do sossego alheio em apoio a operação candeeiro e aos fiscais da vigilância sanitária na área do 5° BPM (Batalhão da Polícia Militar)”, informou a PM.

O 5º Batalhão da Polícia Militar acrescenta que a Operação Candeiro com efetivo de 44 policiais militares destacou que 134 pessoas foram abordadas das 19h de sexta a 01h de sábado. A operação também abordou 35 motos, 87 carros, cinco ciclistas e 12 pedestres. 
Em relação aos estabelecimentos: oito foram fechados, três foram autuados pela Vigilância Sanitária, dois foram notificados e 10 passaram por intervenções educativas; com três lavratura de TCO. 

Foto: Governo do Estado


Força-Tarefa continua

O Governo do Estado organizou uma força-tarefa com vários órgãos para a realização de blitz educativa no trânsito para orientação sobre a prevenção ao novo coronavírus. A ação envolve órgãos como Detran, Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Vigilância Sanitária, Secretaria de Segurança e as Polícias Militar e Civil, além de reforçar o cumprimento do Decreto Estadual (Decreto Nº 19.445, de 26 de janeiro de 2021) que dispõe sobre as regras sanitárias.

Na sexta (29), o ponto escolhido foi na Avenida Dom Severino, no bairro de Fátima, zona leste de Teresina. “Todos os dias vamos escolher um ponto da cidade, que tenha um número significativo de transeuntes e condutores de veículos, com essa abordagem educativa, mas se for preciso faremos algumas atuações quando houver transgressão de trânsito ou a suspeita de qualquer crime que possa acontecer”, diz o comandante geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho. 

A gerente de atenção básica da Secretaria de Saúde, Dília Falcão, disse que o objetivo é ter a população como aliada para erradicar o vírus do Piauí. 

“Os órgãos estão fortalecendo as ações, mas precisamos que a sociedade também nos ajude tomando todos os cuidados necessários. Por isso estamos aqui pra orientar, para que eles possam entender que o distanciamento, o uso de máscara, o uso do álcool em gel e não aglomerar são vitais e vão ajudar para que o nosso estado não aumente o número de óbitos, nem agrave a situação e não percamos mais pessoas para a Covid-19”, declarou.


Carlienne Carpaso (com informações da PMT e Governo do Estado)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais