Cidadeverde.com

Em mensagem, Wellington Dias critica governo federal e fala em retomada econômica

Imprimir

 

Atualizada às 12h05 

O governador Wellington Dias (PT) iniciou a leitura da mensagem anual à Assembleia Legislativa por volta das 11h30. No discurso, ele agradeceu aos parlamentares pelo apoio com o poder executivo ao longo do ano de 2020, principalmente durante a crise relacionada à Covid-19, e destacou a importância da parceria no ano de 2021.

"Saudar a todos os membros que terão essa missão na condução dos trabalhos, nos grandes desafios que teremos ainda no ano de 2021", destacou. 

Dias também avaliou os impactos da pandemia nos estados brasileiros e criticou as deficiências de articulação do governo federal para possibilitar o combate eficaz à Covid-19. 

"Tivemos de suportar a falta de organização nesse período, que deixou estados desassistidos em várias ocasiões. Para superar as dificuldades, os governadores se uniram. Por meio do Fórum dos Governadores, apresentamos propostas para enfrentar de forma coesa e organizada os efeitos da crise e estratégias para retomada da economia, como é o caso do Pró- Piauí", ressaltou o governador durante a leitura da mensagem anual. 

 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O chefe do executivo estadual também lamentou as mais de 3 mil mortes de piauienses já registradas até o momento, durante a pandemia da covid-19, e destacou que ações de prevenção e combate à doença ainda precisam ser realizadas. 

"Evitar o  colapso no sistema de saúde e poder estar num processo de reorganização só foi possível pela união de esforços entre o poder público, o setor privado e a sociedade. Não podemos relaxar, nem esquecer as mortes pelo coronavírus. Precisamos seguir lutando para superarmos a crise econômica, social e, esssencialmente, humana, em decorrência da pandemia", disse. 

Vacinas

Wellington Dias, que coordena a temática de vacinação no Fórum dos Governadores do Brasil, também avaliou as primeiras semanas do processo de imunização no país. Segundo ele, a tendência é que novas doses cheguem ao país nos próximos dois meses e reforcem a campanha no Piauí e nos demais estados. 

"Agora, já a partir dessa semana, com a chegada de mais vacinas, estamos iniciando no critério de idoso e comorbidades.  a expectativa é em fevereiro  receber 11,2 milhões de vacinas em todo o Brasil e seguir com o volume crescente em março e abril, para que possamos alcançar 25% de nossa população e com isso atender o chamado grupo de risco", destacou.

Retomada econômica

Durante a leitura da mensagem anual, o governador também destacou e pediu apoio dos parlamentares para ações de retomada da atividade econômica. Entre os destaques, está o Pró-Piauí, que, segundo ele, deve ampliar as ações nos setores de infraestrutura, educação e social. 

"Nesse relatório que apresentamos colocamos as informações para essa casa e também a disposição da população", disse. 

 

Foto: Roberta Aline

Na mensagem que vai ler na Assembleia Legislativa, daqui a pouco, o governador Wellington Dias (PT) vai focar na superação dos desafios em ano de pandemia, apoio a população vulnerável e aproveitará para fazer um apelo para que o piauiense siga os protocolos de segurança para frear a transmissão da Covid-19 no estado. No discurso, Wellington Dias garante que 2021 será o ano da retomada da esperança. 

Pela primeira vez, o governador Wellington Dias (PT), vai ler a mensagem anual do executivo, na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, de forma virtual para evitar aglomerações.

De sua residência, por videoconferência, o governador fará um balanço das atividades em 2020 e as prioridades para 2021. 

Wellington Dias encaminhou para os deputados um livro com prestação de contas de 92 páginas com mensagem de superação.

O governador pedirá apoio da Casa para manter as ações para evitar aglomerações e reduzir os casos da Covid-19. 

A mensagem trata dos desafios enfrentados pelo Piauí em 2020, num ano marcado pela pandemia. 

“O governo do Piauí cumpriu e vem cumprindo seu papel, assumindo a linha de frente. Decisões duras, mas fundamentais, foram tomadas. Por todas as regiões, a ação do governo se fez notar. Ainda estamos em guerra contra o vírus que tem desafiado a ciência, os gestores e os cidadãos de todo o mundo. O isolamento social foi a primeira medida para conter a disseminação do vírus. Com responsabilidade e coragem, os piauienses pararam para se resguardar e se proteger”, diz um trecho da mensagem.

Para garantir que nenhum piauiense ficasse sem assistência, o governo do Piauí garante que ampliou o número de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. Os leitos de UTI passaram de 148 para 326. 

“Elevamos em 173% a quantidade de leitos de estabilização: de 26 para 71, e isso possibilitou a recuperação de 139.938 pessoas”, disse o governador.

Finalizando a mensagem, Wellington Dias comemora a esperança com a chegada da vacina, que já começou a ser aplicada na população. 

“2020 foi o ano em que enfrentamos o maior desafio de nossa história. E conseguimos chegar até aqui, de pé. Vamos fazer de 2021 o ano da retomada da esperança. O ano da retomada do crescimento e do desenvolvimento. 2021 será o ano para mostrarmos como o Piauí é grande. Grande para o Brasil, grande em nossos corações”.

Às 11h

A abertura do ano legislativo, com a tradicional leitura da mensagem anual do governador, acontece hoje (1), às 11 h.

O protocolo de revista da tropa, que é o desfile cívico com participação da Polícia Militar, que ocorre na avenida Marechal Castelo Branco é realizado apenas na instalação da legislatura, que ocorre de quatro em quatro anos, pós eleições gerais. Esta é a solenidade que, no Piauí, acontece às 9 h na avenida Marechal Castelo Branco. A próxima instalação de Legislatura no Congresso Nacional e nas assembleias dos estados será em 2023, pós eleições de 2022.


Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais