Cidadeverde.com

Aulas da rede municipal de Teresina podem começar dia 22

Imprimir

As aulas da rede municipal de Teresina podem começar no dia 22 de fevereiro e de forma remota, exceto para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O secretário municipal de Educação Nouga Cardoso explica que a proposta será enviada ao Conselho Municipal de Educação ainda esta semana para ser avaliada. 

"Tínhamos inicialmente programado para iniciar no dia 18 de forma híbrida, extensiva a todos os estudantes da rede: enisno infantil e fundamental. Mas em função de tudo o que tem sido dito pelas autoridades de saúde tivemos que repensar o modos operandi de retornarmos as aulas. Também estamos observando o que acontece na rede privada como um balizamento para aquilo que será o retorno na escola municipal", explica o secretário Nouga Cardoso. 

Ele explica que as aulas devem ser retomadas de forma híbrida (presencial e remota) apenas para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que, ao fim de 2021, serão avaliados através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

"Os alunos do 5º anos se submeterão ao Saeb que é quem dá nota à Educação Fundamental de Teresina. Então, retomaremos com esses alunos de forma híbrida e os demais de forma 100% remota", destaca o secretário. 

Ele tranquiliza pais de alunos e conta que as escolas que retomarão de forma híbrida vão seguir os protocolos de prevenção ao novo coronavírus. 

"Teremos que fazer tudo isso em um ambiente de plena tranquilidade, na medida do possível. A Covid nos trouxe essa instabilidade emocional e influencia diretamente no fazer pedagógico tanto de professores como na assimilação do conhecimento por parte dos alunos. Por isso, quando pensamos no retorno híbrido dos alunos do 5º ano, além de ser uma parcela da educação que corresponde de 10 a 15% dos nossos alunos, as escolas estão preparadas para recebê-los. Por exemplo, temos escolas com 10 a 15 salas de aulas e esses alunos estarão distribuídos em todas essas turmas. As medidas de prevenção como distancimento, higienização com álcool em gel, tudo preparado para dar esse equílibrio emocioal aos pais, alunos e professores", reitera o gestor da Semec. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais