Cidadeverde.com

CHESF: Capacidade de Boa Esperança chega a 60%

Imprimir
O gerente regional da Companhia Hidroelétrica do São Francisco no Piauí - Chesf -, Airton Feitosa,  informou nesta segunda-feira (9) que as chuvas constantes na capital não tem se repetido na cabeceira do rio Parnaíba, e a capacidade da barragem de Boa Esperança ainda não chegou a 60%. Segundo ele, antes de chegar aos 90% não há qualquer previsão de abertura das comportas, o que elevaria o nível dos rios e poderia provocar enchentes.
 
 
Se o ritmo atual for seguido nos próximos meses, a chance das cheias dos últimos dois anos se repetirem é pequena. "Estamos com a situação controlada porque tem chovido pouco. Hoje chegamos a capacidade de 59,42%. Todos os anos nós enchemos os reservatórios, mas não há nenhuma previsão no momento de abertura das comportas", declarou Airton.
 
De acordo com o gerente, a Chesf reduziu o trabalho de quatro máquinas para duas na barragem, que conta com vazão de 258 metros cúbicos por segundo. Esse número no rio Parnaíba, em Teresina, chegou a 400m³/s nos últimos dias em função dos temporais de toda a semana, valor que deixa a companhia ainda tranquila.
 
No rio Poty, apesar do temor dos barraqueiros do balneário Curva São Paulo, a situação também está sob controle. Em Teresina, o rio conta com vazão hoje de 186 m³/s, sendo que esse número chegou a 286m³/s na semana passada.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: