Cidadeverde.com

Fundação aguarda liberação de 11 mil doses para iniciar vacinação de idosos acamados

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) aguarda a liberação para uso das 11 mil doses da vacina contra a covid-19 que estão armazenadas e, desta forma, concluir a vacinação dos profissionais de saúde de Teresina e iniciar a imunização em idosos acamados em residências. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pelo presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, durante entrevista ao Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde.

“Temos uma perspectiva de que sejam liberadas as 11 mil doses que temos guardadas para fazer o reforço do primeiro lote. Isso já daria pra gente vacinar todos os demais profissionais de saúde e já avançaríamos para uma idade em torno de 75 e 80 anos de pessoas que estão em casa”, explica o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

Segundo Albuquerque, 74% dos servidores da saúde já foram vacinados e todos os idosos que estão em abrigo coletivo, além dos profissionais de laboratórios e clínica de exames dos grandes hospitais públicos e privado.

“Com 9 mil doses a gente finalizaria os servidores da saúde e as outras 2 mil doses já daria para alcançar os idosos acamados em domicílio”, afirma.

A vacinação dos idosos seguirá os cadastros dos programas saúde da família e estratégia da família. “Nós seguimos aqui em Teresina rigorosamente a determinação do Ministério da Saúde. Com certeza teremos os grupos de risco vacinados por todo o mês de fevereiro. Final de fevereiro a gente já começa a revacinar os da primeira dose”, destaca.

Foto: Yala Sena

Novas doses

Gilberto Albuquerque informou que um novo lote de vacina está previsto para chegar a Teresina, o que aumentaria a quantidade de grupos prioritários vacinados. “Talvez chegue hoje à noite ou amanhã um novo lote. Se ele chegar e for liberado o que a gente já tem guardado, então nós atingiríamos um público muito maior”, finalizou, ressaltando que idosos com idade acima de 65 anos só tomem a coronavac

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais