Cidadeverde.com

Entidades de Campo Maior participam de audiência pública para tratar de escola cívico-militar

Aconteceu na manhã deste sábado (6), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), audiência pública, entre diversos setores da sociedade campomaiorenses, para tratar da implantação da 1° escola cívico-militar de Campo Maior. Estavam representadas entidades civis e militares como sindicatos, conselhos municipais, as Forças Armadas, comunidades acadêmicas e a imprensa.

Foram convidados a compor a mesa de honra o prefeito de Campo Maior, João Félix de Andrade Filho; a primeira-dama e secretária de Saúde, Dorilene Vidal Félix; o presidente da Câmara Municipal, vereador Sena Rosa; o secretário de Educação, Luís Carlos Martins; o presidente da Associação Brasileira de Escolas Cívico-Militares (ABEMIL), capitão Davi Lima Sousa; o diretor regional da ABEMIL, capitão Silvio Aragão; a coordenadora pedagógica Ana Vandore; o coordenar regional de Escolas Cívico-Militares, tenente Newton Gomes e a diretora da Associação Lar da Criança, Irmã Natividade.

O 15° Simpósio e a audiência pública tiveram por objetivo apresentar à sociedade o projeto de implantação de uma escola cívico-militar para o município de Campo Maior. Foram detalhadas, dentre outras questões, a logística e a pedagogia da instituição, que tem por objetivo ofertar conhecimento e incentivar uma proposta de educação a partir de pilares como cidadania, valores, ordem e disciplina.

Após a realização da audiência pública, é elaborado um projeto de lei que será apreciado pelo Poder Legislativo e submetido à votação dos parlamentares. Uma vez aprovado na Câmara Municipal, o projeto é sancionado pelo chefe do Poder Executivo (prefeito) e passa a se tornar lei. Após a sanção, é estabelecido um termo de cooperação e a escola é criada. Depois desse processo, a instituição elabora o seu regimento interno para decidir questões importantes como a definição do público-alvo e a seleção de professores e outros funcionários.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, vereador Sena Rosa, garantiu que na próxima terça-feira, o projeto será votado: “Nós temos pressa para que essa grande conquista saia do papel e se torne uma realidade, por isso, já nessa próxima terça-feira, dia 9, o projeto chegará à Câmara para ser votado e aprovado e na quarta-feira estará nas mãos do prefeito Joãozinho Félix”, disse.

Para o secretário de Educação, Luís Carlos, a 1° escola cívico-militar de Campo Maior representa uma das maiores conquistas dos últimos anos na área da Educação: “Sem dúvidas nosso município, que sempre foi referência em educação, será contemplado a partir do dia 13 de março com uma das maiores obras já realizadas. E que bom que uma das primeiras ações da nossa gestão foi presentear a nossa cidade como uma escola. Isso mostra o compromisso do nosso prefeito com a educação”, falou.

O prefeito Joãozinho Félix diz que vai convidar o presidente Jair Bolsonaro para estar presenta na ocasião da inauguração da escola: “Nós estamos fazendo história e revolucionando a educação de Campo Maior. Dia 13 de março estará tudo pronto e nós queremos a presença do presidente Jair Bolsonaro para ser condecorado com a nossa mais importante honraria que é a medalha Heróis do Jenipapo. Será um grande reconhecimento e uma honra tê-lo conosco nas comemorações pela Batalha do Jenipapo”, disse.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: