Cidadeverde.com

PIB da Colômbia recua 6,8% em 2020, com queda de 3,6% apenas no 4º trimestre

Imprimir

O Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia registrou queda de 6,8% em 2020, na comparação com o mês anterior. Apenas no quarto trimestre do ano passado, houve contração de 3,6% ante igual intervalo de 2019.

Já na comparação com o terceiro trimestre, o PIB colombiano mostrou crescimento de 6,0%, após ajustes sazonais, apoiado pela melhora no comércio e em outros setores, como consertos de veículos automotores e atividades artísticas.

A Capital Economics considera que o crescimento de 6,0% do PIB da Colômbia representa um "fim sólido para 2020" na economia do país. A consultoria adverte, contudo, que a recuperação "desacelerará fortemente" no primeiro trimestre, diante de um aperto nas restrições.

A leitura oficial divulgada nesta segunda, 15, pelo Departamento Administrativo Nacional de Estatística (Dane) da Colômbia mostrou também queda de 6,8% do PIB em 2020 ante o ano anterior, "o pior desempenho anual desde que começaram os registros confiáveis", diz a Capital Economics.

Os números sugerem que a economia se portou bem, apesar de um surto da covid-19 no fim de 2020, acredita a consultoria. "Isso posto, a recuperação receberá um golpe no primeiro trimestre", projeta, apontando para o reforço em restrições no início do ano para conter o vírus. "E as políticas de austeridade fiscal do governo significam que há pouco para contrabalançar a fraqueza da demanda privada. Como resultado, a produção pode contrair no primeiro trimestre como um todo."

Mais adiante, a Capital Economics vê perspectiva melhor para o país, com uma queda em andamento nos casos da covid-19 e gradual relaxamento nas restrições. Uma alta recente nos preços do petróleo também ajuda e a consultoria espera crescimento de 6% da economia colombiana em 2021, além de projetar que o banco central local mantenha a taxa básica de juros em 1,75% até o fim de 2022.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: PIBColômbia