Cidadeverde.com

Governo volta a ampliar UTIs no interior e já estuda alugar leitos particulares

Imprimir

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em 73% - para tratamento de pacientes com Covid-19 - está preocupando os integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE), após o período carnavalesco, no Piauí.  Nesta sexta-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já anunciou a instalação de mais cinco leitos UTI Covid no Hospital Regional Chagas Rodrigues na cidade de Piripiri. A Sesapi já estuda a contratação, caso seja necessário, de leitos nos hospitais particulares. 

Em Piripiri, segundo o boletim de leitos da Sesapi, do dia 18 de fevreiro de 2021, o Hospital Regional Chagas Rodrigues estava com 100% dos leitos clínicos ocupados e com 90% dos leitos de UTI com pacientes. O hospital só possui 10 leitos de UTI Covid. 

O Governo do Estado também estuda ampliar o número de leitos UTI Covid-19 em três regionais de saúde: Teresina, Floriano e Parnaíba. 

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano está com 83,3% dos leitos clínicos ocupados e 85% dos leitos de UTI ocupados. Já o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, está com 66% dos leitos de UTI ocupados e com 20 dos 33 leitos clínicos com pacientes. 

VEJA BOLETIM LEITOS

O secretário de Saúde, Florentino Neto, ressalta que, “caso haja necessidade, a Sesapi fará a contratação de leitos particulares, como aconteceu o ano passado”.

A decisão de ampliação ocorreu na reunião, nesta sexta (19), do Centro de Operações Emergenciais (COE). Em Teresina, já foram ampliados leitos nos hospitais Hospital Getúlio Vargas, Hospital Natan Portela, Hospital da Polícia Militar e Hospital Universitário. Atualmente, as UTIs Covid do Hospital da Polícia Militar e do Hospital Universitário estão 100% ocupadas. 

O Piauí contabiliza, até quinta-feira (18), 3.232 mortes e 168.403 casos confirmados da Covid-19. O estado vive o aumento do número de casos. O último boletim registrou o aumento de 779  casos confirmados.

“Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 555 ocupados, sendo 318 leitos clínicos, 202 UTIs e 35 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 9.499 até o dia 18 de fevereiro de 2021”, diz a Sesapi no boletim Covid-19 de quinta (18). 

Florentino Neto voltou a pedir o cumprimento das medidas higiênico-sanitárias de combate ao novo coronavírus, como o distanciamento social.  “Para vencermos essa guerra temos que unir forças, poder público e sociedade, cada um fazendo a parte que lhe compete”. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais