Cidadeverde.com

Ocupação de leitos de UTI chega a 91% em Teresina e Sesapi faz alerta

Imprimir

Foto: Roberta Aline


O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, confirmou que a ocupação de leitos de UTI em Teresina chegou a 91% neste sábado, a maior já registrado este ano.

O aumento de internação deixa em alerta as autoridades de saúde e sanitária do estado. Neste sábado, integrantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais) se reuniram para avaliar a situação da pandemia e ampliar os leitos de UTI nos municípios com aumento de casos. 

De acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), divulgado ontem, Piauí registrou 279 novos casos confirmados e quatro óbitos pela Covid-19, em um único dia.

“Teresina registra ocupação de 91%  e no interior do estado é de 61%. Toda uma atenção e trabalho está voltado, hoje, para todo o estado, mas especificamente um olhar diferenciado para Teresina, Parnaíba, Piripiri e Floriano”, firmou Florentino Neto.

Em Bom Jesus, a situação também é preocupante. Em Piripiri foi ampliado cinco leitos de UTIs e 10 clínicos, e haverá interlocução entre o hospital de Floriano e Oeiras, buscando atender aquela região que tem registrado aumento da Covid-19.

“Vamos também aumentar os leitos no hospital de Floriano e em Teresina conseguimos implantar mais cinco leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas. Há também o compromisso da direção do hospital de implantar mais 10 leitos assim que os dados demonstrarem mais efetivamente da necessidade”.

Quatro óbitos em um dia

Dos 279 casos confirmados da doença, 152 são mulheres e 127 são homens, com idades que variam de um a 91 anos.

Duas mulheres e dois homens não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram das cidades de Parnaíba (92 anos) e Teresina (89 anos). Já os do sexo masculino eram naturais de Caraúbas (88 anos) e Cristino Castro (84 anos). Apenas duas das vítimas possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 169.465 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.242 e foram registrados em 208 municípios. Até agora, morreram 1.898 homens  e 1.344 mulheres. 

Campanha de vacinação 
 
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 64.646 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 4.652 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

 

 

 

Diante do aumento de casos, o Comitê de Operações Emergenciais(COE) divulgou uma nota à população alertando sobre a gravidade da pandemia da covid-19 no Piauí. Confira o posicionamento na íntegra: 

A equipe do Centro de Operações Emergenciais (COE) esteve reunião neste sábado (20) e avaliou que a ocupação de leitos na região de Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri já ultrapassa 80%. Com isso, o COE recomenda reforço nos cuidados com a higienização e distanciamento.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando na ampliação de leitos, porém esta é uma medida que exige tempo e profissionais disponíveis. Portanto, a colaboração da população é fundamental neste momento para evitar o colapso da Rede Estadual de Saúde.

O momento é de alerta, por isso é necessário manter os cuidados para evitar a propagação da Covid-19. Evite sair de casa, mas se precisar sair, use máscara. Lave as mãos com frequência, usando água e sabão ou álcool em gel.

 

Flash Yala Sena (Com informações da Sesapi)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais