Cidadeverde.com

Governo cobra posição do Ministério sobre insumos e não descarta lockdown

Imprimir

Foto: Roberta Aline

 

O governador Wellington Dias irá se reunir com o Ministério da Saúde ainda nesta sexta-feira e irá cobrar do órgão uma garantia para que não faltem insumos para os Estados. 

O secretário Estadual de Governo, Osmar Junior, afirmou que cabe ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantir que não faltará nem médicos e nem oxigênio para os estados.

"O Piauí felizmente tem conseguido garantir o atendimento às pessoas que precisaram do atendimento. Vagas, medicamentos e transportes e foi cumprida essa missão. Com esse crescimento em uma espiral muito maior do que se imaginava, o governador está preocupado com a oferta de insumos. E um desafio grande. A UTI para funcionar tem que ter oferta básica de medicamentos e equipe técnica. O governo por meio de ofício pede informações ao Ministério da  Saúde sobre um plano estratégico  de garantia de insumos  para atendimento de pacientes com Covid-19. Precisamos que o Ministério  cumpra para que aqui na ponta possamos fazer o atendimento das pessoas", afirmou.

Apesar da preocupação, ele diz que o Piauí ainda não corre risco de desabastecimento pelo próximos 90 dias.

"Hoje, o Estado tem insumos e oxigênio. No entanto, precisamos ter garantia que não vai faltar. A preocupação é que os medicamentos para UTI, a demanda ocorre ao mesmo tempo em todo país. O ministério e que tem condições de fazer aquisição em grande escala", afirmou.

Osmar Junior não descarta lockdown no Piaui. Na próxima terça-feira haverá uma reunião com membros do COE para discutir se o toque de recolher e outras ações. 

"É possível. Mas, vamos insistir com a população  para que se cumpra as orientações e determinação  do poder público. Isso poderá cortar o crescimento  do ciclo. Ontem, a fiscalização foi reforçada. Cabe ao governo tomar as medidas necessárias para enfrentar a pandemia. Essas medidas quando necessárias serão tomadas. O lockdown não é descartado. No entendo apostamos no cumprimento das vigentes", afirmou

Flash Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais