Cidadeverde.com

Projeto de Lei propõe a criação do Portal da Transparência da Vacinação

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O parlamentar espelhou-se em outras capitais brasileiras, como Manaus, para a criação de um portal para divulgação de informações sobre a vacinação contra Covid-19.

O Vereador Enzo Samuel (PDT) apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Teresina, que determina a criação de um portal da transparência da vacinação. O objetivo é que a população possa acompanhar os dados sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 em Teresina.

Segundo o projeto, as atualizações devem ser feitas diariamente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). No portal, devem constar informações como a lista nominal dos imunizados, data e local de vacinação, qual imunizante foi aplicado, entre outras informações.  

“Quase que diariamente assistimos nos meios de comunicação denúncias de fraudes no processo de vacinação contra a Covid-19, onde pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários estão sendo vacinados, nossa intenção é que a população possa acompanhar esse processo, em especial as primeiras etapas da imunização, que devem ser os grupos prioritários”, justificou o vereador. 

Para o parlamentar, com a criação de um sistema de acompanhamento da quantidade de doses de vacinas recebida pela Secretaria Municipal de Saúde (FMS) e a lista nominal de vacinados atualizada diariamente, a população passará a acompanhar os dados sobre a aplicação das vacinas, haverá uma maior cobrança quanto à aquisição das doses.

“A sociedade passa a cobrar a partir do momento que tem conhecimento de quantas pessoas são vacinadas por dia, por mês. A população vai cobrar se ver que o processo de vacinação estiver lento. Vão cobrar do Governo Federal, da Prefeitura e do Estado. Sou a favor dessa decisão, porque se há alguma omissão do Governo Federal, que os municípios e os estados possam tomar as suas atitudes para salvar ainda mais a vida da população”, finalizou Enzo.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais