Cidadeverde.com

Chesf abre comportas da barragem de Boa Esperança e leito do rio Parnaíba subirá

Imprimir

Foto: Julio Borges/Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou nesta terça-feira (2) que aumentou a vazão do reservatório da Usina de Boa Esperança de 460 m³/s para 700 m ³/s. Com isso, o nível do Rio Parnaíba deve subir nos próximos dias. Atualmente, de acordo boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o nível do rio em Teresina é de 2.62 metros.

De acordo com a Chesf, as comportas da usina estão liberando mais água desde às 8h por conta das chuvas na região. “A nova vazão praticada se dá em virtude do aumento da incidência de chuvas na região e da necessidade de manter-se, no reservatório, um volume de espera para controle de cheias”, explicou a companhia em nota.

O reservatório de Boa Esperança está com 67% de seu volume útil. A companhia informou que a liberação de água vai permanecer até uma nova avaliação.

“Atualmente, a bacia do Rio Parnaíba encontra-se em seu período chuvoso e o reservatório da Usina está com 67% de seu volume útil. A nova vazão deverá ser mantida até nova avaliação da Chesf e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e se dá em caráter preventivo, visando a mitigar possíveis impactos de elevação de vazões”, afirma.

A Chesf disse ainda que a situação hidrológica da região, bem como de outras bacias hidrográficas com presença de Usinas da Empresa, está sendo constantemente monitorada e toda e qualquer alteração nas vazões praticadas informará a população.

Assista ao vídeo:

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais