Cidadeverde.com

Redes pública e privada estão com 100% dos leitos ocupados, alerta Gilberto Albuquerque

Imprimir

Foto: Roberta Aline

 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, confirmou nesta quinta-feira (11) que pacientes com planos de saúde estão sendo atendidos na rede pública, já que 100% dos hospitais privados estão com leitos ocupados.

Ele confirmou que além da rede privada, os hospitais públicos de Teresina também chegaram ao limite. 

“A fila agora de manhã é em torno de 43 pessoas aguardando um leito clínico e de UTI. Ontem tínhamos 11 pacientes com plano de saúde, o plano atualizado, porém a rede privada não o recebeu por falta de vagas”, informou Gilberto. 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde confirmou que as estruturas das UPAs estão sendo usadas para atender pacientes graves com Covid-19. Ele confirmou que as UPAs não têm essa finalidade, mas devido o agravamento da pandemia, a prefeitura resolveu utilizá-la para o socorro aos pacientes.

Segundo ele, 10 leitos foram montados com equipamentos de UTI. “A UPA não pode ter UTI, mas é uma sala de estabilização avançada. Isso está permitindo os pacientes vivos até abrir leito de UTI. Se não tivesse tomado essa medida cedo com certeza estaria com desastre de vida diariamente”. 

Gilberto voltou a fazer apelo para que a população respeite as medidas sanitárias, evitando aglomeração e usando máscaras. Ele destacou que a velocidade de adoecimento da população está maior que a estrutura na rede pública e privada. 

“A situação está dificílima”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Ontem, o governador Wellington Dias (PT) admitiu que os estados já enfrentam um colapso nacional na rede hospitalar com dificuldade de contratar pessoal e adquirir insumos.

O governo do estado anunciou medidas, entre elas de suspender as cirurgias eletivas e transformar o Hospital da Polícia Militar exclusivamente para receber pacientes com Covid-19.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais