Cidadeverde.com

Atestados médicos vencem e pacientes não recebem resultado

Imprimir

Pacientes com sintomas da Covid-19 têm reclamado da lotação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demora no resultado em Teresina. Em alguns casos, o atestado médico vence sem o paciente saber se contraiu ou não a doença. 

Recentemente, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) diminuiu de 20 para 14 o número de UBSs para atender casos suspeitos da doença. A redução ocorreu no momento de alta de casos, o que vem comprometendo o atendimento, gerando insatisfação e aglomeração. 

Pacientes denunciam também que as unidades de saúde não estão funcionando dentro do horário previsto, de 7h às 19h. A TV Cidade Verde constatou a denúncia na UBS do bairro Real Copagre, na zona Norte de Teresina. 

Por meio de nota, a FMS informou que os exames são realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) e a demora no resultado é devido a alta demanda. A orientação é que os pacientes retornem às UBSs, caso ainda permaneçam com sintomas da doença ou necessitem de atestado médico para o trabalho. Sobre o fechamento antecipado da UBS do Real Copagre, a FMS informou que algumas escalas médicas estão desfalcadas e que aguarda um médico para o último horário. O profissional de saúde já foi convocado através de seletivo e ainda será contratado.


Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais