Cidadeverde.com

Na Câmara, Mainha destaca queda do FPM e cobra investimentos

Imprimir

Em seu primeiro pronunciamento na Câmara Federal o deputado José Maia Filho (DEM), o Mainha, destaca a situação delicada em que se encontram os municípios brasileiros com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e informa que apresentará Proposta de Emenda à Constituição (PEC) proibindo o Governo de isentar impostos compartilhados com os municípios. Ele também defendeu a unificação das eleições como uma das medidas da Reforma Política.

Ao abordar questões relacionadas á municipalidade Mainha lembrou que o PIB brasileiro caiu 3,8% no último trimestre de 2008  que repercutiu negativamente nas cidades nordestinas e, em especial, nas piauienses, que têm o FPM como a principal fonte de renda. “Com a queda na arrecadação os municípios ficaram em situação ruim considerando a atual estrutura administrativa”.

Mainha disse, ainda, que o DEM não é contra a isenção de impostos como o IPI para estimular o consumo, mas que o Governo não deveria ter isentado desse imposto àqueles pequenos municípios que sobrevivem dos recursos do FPM. “O governo tem suas reservas e sabe onde cortar a gordura, por isso somos contrários ás medidas que sacrificam ainda mais os pequenos e pobres municípios do país”, assinalou.

O deputado demovrata disse que vai apresentar a primeira PEC, que proíbe o Governo de isentar os impostos compartilhados com os municípios. “Ele pode fazê-lo com outras contribuições, que são da alçada Federal”, pontuou.

 
REFORMA – Mainha também chamou atenção para os prazos que a Casa tem para “realizar essas reformas que o Brasil tanto precisa” e disse que os seus pares devem concentrar esforços nesse sentido. “Acho que a primeira providência, e o ato mais importante dessa reforma política, seria a unificação das eleições”, assinala.

O deputado federal ainda cobrou a realização de obras importantes para o Estado: “O Piauí tem saída para o mar, mas não temos porto nem porto seco em Teresina”. Segundo ele, é necessário que o Governo federal invista em obras estruturantes para que as desigualdades no país sejam combatidas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: