Cidadeverde.com

Deputado cobra por vacinas e medicamentos e diz que Governo Federal tem dinheiro

Imprimir

O deputado federal Merlong Solano (PT) afirmou que a Câmara dos Deputados já aprovou o valor de R$ 22 bilhões para o Governo Federal comprar vacinas contra a Covid-19 e, até o momento, praticamente nada desse recurso foi aplicado. “Não está faltando dinheiro para o Governo (Federal)”, inclusive para a compra de medicamentos necessários aos pacientes com Covid-19, diz Solano em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta terça-feira (23).

“Nós aprovamos R$ 22 bilhões para o Governo comprar vacinas e ele não aplicou quase nada disso ainda. A Pfizer ofereceu a vacina em agosto do ano passado, o Governo não queria comprar; também não queria comprar a CoronaVac. Agora, estamos nessa situação dependendo apenas da CoronaVac e de umas poucas vacinas entregues pelo instituto do próprio Governo, que apostou numa única vacina, a da AstraZeneca”, diz o deputado.

Nesta terça, Merlong Solano participou de audiência da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha ações de combate ao novo coronavírus. A audiência discutiu a crise no fornecimento de medicamentos necessários para intubação de pacientes.

O parlamentar afirma que é uma situação extremamente grave a que se anuncia no Brasil, com a falta de medicamentos, se não houver uma atitude concreta por parte do Governo Federal. O deputado também comentou sobre os aliados políticos do presidente da República, Jair Bolsonaro, que o pressionam por uma melhor condução da crise sanitária no país.

“O Governo Federal tem todas as possibilidades de comprar vacinas, de comprar medicamentos, não tem faltado recursos e nem autorização legal do Congresso Nacional para flexibilizar todas as medidas fiscais no sentido de garantir o enfrentamento à Covid-19. Diante de fatos como essa, muitos deputados passam a se questionar: será se vale a pena em nome de algumas emendas e recursos eu ficar do lado de alguém tão instável e tão irresponsável como o presidente?”

Foto: ascom/Merlong Solano



A reunião desta terça-feira não contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde. O evento contou com a presença de representantes da Anvisa, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde, Federação Brasileira de Hospitais, Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), dentre outras entidades.

Merlong Solano comenta que ocorreu consenso entre deputados da oposição e da base em relação a necessidade de organizar uma central de levantamento de demandas de compras e de distribuição dos remédios mais importantes para o enfrentamento da Covid-19. 

“O Brasil está demostrando muito cansado com a atitude irresponsável do presidente Bolsonaro na condução desta pandemia, que já matou cerca de 300 mil pessoas no Brasil”. 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais